Autores

Faça da crítica o teu sucesso!

É impossível agradarmos a todos e gostarmos de todos, assim como é impossível fazermos sempre tudo bem e perfeito.

Claro está que somos seres sociais que precisamos sempre da interação para haver troca de experiências e de aprendizagens, mas por vezes somos confrontados com a crítica e nem sempre sabemos como lidar com ela.

Há situações em que, perante a crítica alheia, podemos ficar chateados, magoados ou até indiferentes. O que é certo é que, quando os outros nos criticam, significa que de algum modo não correspondemos às expectativas que tinham em relação a nós.

Isso pode acontecer em qualquer área da nossa vida, seja no trabalho, seja numa relação com um familiar, companheiro ou amigo. Pode acontecer sermos nós mesmos a criticar-nos, por sermos demasiado perfeccionistas ou, então, demasiado inseguros ou com problemas de auto-estima.

Cada um de nós tem uma maneira muito própria de reagir às diferentes situações da vida, inclusive à crítica. É legítimo ficarmos perturbados emocionalmente quando isso acontece, pois o olhar dos outros sobre nós é sempre diferente da nossa visão. O que não podemos deixar que aconteça é que a crítica tome conta de nós e nos destrua. Aí é que reside a verdadeira sabedoria: respeitar a opinião dos outros, respeitar a nossa imperfeição de sermos humanos e, principalmente, respeitar a nossa própria pessoa e individualidade.

O que podemos fazer com a crítica? Entregar-nos numa bandeja à opinião dos outros e sermos marionetas manipuláveis? Ou então sermos os autores da nossa história? Eu acredito que a crítica nos pode ajudar a sermos melhores, funcionando como alavanca para alcançarmos o sucesso. Não devemos ficar presos à opinião dos outros, mas sim analisá-la e ver de que maneira ela nos pode fazer crescer, sem entrarmos em exageros e corrermos o risco de querermos agradar a todos.

Também não podemos auto-destruir-nos, vítimas do nosso próprio perfeccionismo. Temos que ter consciência de que a perfeição realmente não existe e que, quando a procuramos, provavelmente não a encontramos, pois haverá sempre uma crítica, algo ou alguém que não gosta do que fazes ou de quem és.

Aos que tentam derrubar-te com a crítica, agradece-lhes por te ajudarem a ver como és um ser maravilhoso, cheio de capacidades, mas imperfeito na tua condição de humano. Analisa o que faz ou não sentido para ti e segue em frente. São as críticas que nos ajudam a darmos ainda mais e melhor de nós. Por isso, já sabes: faça da crítica o teu sucesso!

Susana Vieira Ramos

Susana Vieira Ramos é Mestre de Reiki, com formação em Vidas Passadas, Leitura da Aura e Anatomia Energética. Iniciou o seu percurso profissional como professora de Português e Filologia Clássica, mas é no desenvolvimento pessoal e espiritual que realiza a sua missão de vida.

Recent Posts

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…

6 dias ago

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

2 semanas ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

3 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

1 mês ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

1 mês ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

2 meses ago