GAROTA GENIAL: brasileira de 13 anos passa em 10 faculdades.
Desde que era uma bebezinha, Ana Joyce do Carmo Gomes já mostrava que tinha facilidades que outras bebês da sua idade não possuiam, suas habilidades já eram reconhecidas pelos pais. E com apenas 13 anos, essa brasileira conseguiu a aprovação em 10 faculdades e também em um concurso público na cidade de Porto Acre (Acre).
Apesar das conquistas, a família decidiu que a garota vai seguir na escola até atingir o que deseja: ser médica e pesquisadora.
“Eu quero estudar medicina para abrir novos horizontes e perceber como o simples ato de respirar é complexo. Desejo descobrir remédios para doenças que até hoje não foram descobertos e, do fundo do meu coração, me tornar uma médica renomada”, disse Ana Joyce.
A família não pretende ingressar com ação judicial para garantir que a superdotada consiga frequentar a universidade. Filha de uma dentista e um coronel do Corpo de Bombeiros, a menina está no 9º ano de uma escolar militar de Porto Acre, onde mora.
Errou apenas 2 questões
Vânia Nery, mãe da garota, disse que a menina faz provas para as faculdades e universidades como teste e para aperfeiçoar a redação. O que vale, inclusive, para o concurso público administrativo da Prefeitura de Porto Acre em que a superdotada errou apenas duas questões.
A mãe conta que ela diferentemente de outras crianças e adolescentes, que têm altas habilidades, não sofreu porque a família buscou compreendê-la e oferecer o que desejava.
“A minha filha não sofreu mais porque sempre ofertei a ela, por fora, quase tudo que ela queria fazer. Mas fico com dó das famílias que não entendem sobre e acabam gerando prejuízo para esse público. Mas seria interessante uma maior divulgação para ampliar as ações voltadas a eles”, afirmou Vânia Nery.
Amor pela música
Ana Joyce é aluna do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades do Estado (NAAHAs) e participa do projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas na Universidade Federal do Acre (Ufac). É uma musicista nata e toca 11 instrumentos entre saxofone, piano e violino, entre outros.
Em 2022, ela foi selecionada para representar o Acre em um concerto, no Teatro Amazonas, em Manaus. A menina emocionou a plateia ao tocar saxofone na execução da música “We Are the Champions”, da icônica banda britânica Queen.
*DA REDAÇÃO RH. Foto e informações: Acrenews.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…