Geralmente, coisas ruins acontecem para que a gente reconheça onde estamos errando.

Você, certamente, está enfrentando situações muito difíceis hoje. Eu sei disso porque todos nós, constantemente, nos deparamos com desafios que, muitas vezes, parecem impossíveis de serem superados.

Acontece que, algumas pessoas possuem mais facilidade de trazer soluções simples para problemas complexos, essas pessoas não possuem dons superiores aos seus, na verdade, elas apenas sabem de onde vieram, para que servem e quem realmente são. E esses conhecimentos se tornam fundamentais na hora que as dificuldades aparecem.

Meus ancestrais passaram por inúmeros sofrimentos. Eles tiveram que deixar para trás muitas coisas e, ao chegarem no Brasil, precisaram reconstruir uma nova história.

Minha família de origem libanesa sofreu muitas provações, a italiana também e, todo esse sofrimento deles, mesmo ainda não conhecendo toda a história de vida deles, reverberava em mim. Eu tinha muitos medos, sofria em silência e não sabia de onde vinha tanta dor.

Passei anos sofrendo calado até que me vi à beira da morte.

Hoje, olhando para trás, sei que teria sido mais fácil se eu tivesse pedido ajuda antes, mas eu era muito cabeça dura. Aprender a pedir ajuda foi a minha primeira e maior superação.

Eu sofria porque negava a força da minha origem. Por isso, passei muitos anos sem saber qual era o meu lugar, para que eu tinha vindo ao mundo e quais eram os meus valores, dons e talentos.

Cheguei a pesar quase 200 quilos tentando saciar a minha fome de vida com comida e precisei recorrer a uma cirurgia bariátrica. Infelizmente, tive complicações que quase me levaram a mo#te. Mesmo em coma, lembro nitidamente do dia que meus familiares e amigos foram até o hospital se despedir de mim, os vi chorando ao pé da cama.

Durante essa experiência de “quase mo#te, ouvi uma voz me pedindo para acordar. Ela dizia: Levanta e vá ajudar milhares de pessoas.

Depois de 3 meses internado, tive alta e retornei a minha casa com o coração cheio de gratidão. Em maio de 2014, conversando com a minha esposa, Jade, que na época, ainda era minha namorada, tive a ideia de criar uma página no facebook, eu queria publicar mensagens de gratidão, já que eu tinha ganhado uma nova vida de presente.

Algo me dizia para honrar os meus ancestrais e usar as minhas iniciais no nome da página. Eu disse: “o R vai ser “resiliência”! e a Jade disse: o H pode ser “humana”!.

Sem nenhuma expectativa, começamos a fazer, sem imaginar a proporção que essa página alcançaria. E hoje somos quase 14 milhões de vidas conectadas.

Você pode achar que foi sorte, mas eu sei que foi disciplina, a paixão, a resiliência, a persistência e a gratidão que me fizeram chegar até aqui. Mesmo depois de 10 anos, ainda enfrento muitas dificuldades diárias, elas existem, mas o que me ajuda a superar uma a uma é saber exatamente de onde eu vim, quem eu sou e quais são os meus valores e talentos. É lembrar que os meus ancestrais foram resilientes, enfrentaram inúmeras dificuldades e não desistiram para que eu pudesse ter a vida que tenho hoje!

Ao tomar posse dessa FORÇA das minhas origens aprendi que, nos momentos difíceis, de nada adianta responsabilizar os outros! Eu só vou superar uma situação ruim quando eu reconhecer onde eu estou errando! E para isso, muitas vezes, vou precisar pedir ajuda!

Se você está vivendo uma situação muito difícil e leu até aqui, não espere tudo piorar para pedir ajuda! Você sabe onde você está errando? Não aceite essa sensação de mo#te, escolha dar esse passo em direção a vida! Eu sei que posso te ajudar!

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Mathurin NAPOLY / matnapo na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.