Recentemente, moradores de várias cidades da Europa ficaram surpresos ao observar um fenômeno misterioso no céu. Uma luz brilhante, giratória e em forma de espiral foi avistada por diversas pessoas, gerando grande repercussão nas redes sociais.
Dessa maneira, nas redes sociais, os internautas começaram a associar a ocorrência ao lançamento de um foguete pela SpaceX.
“Alguém mais viu essa coisa estranha no céu? As nuvens espirais foram se expandindo e depois desapareceram. Ouvi dizer que pode ser algo relacionado à SpaceX“, postou um usuário.
O que causou o fenômeno?
A explicação mais plausível para o fenômeno está relacionada ao lançamento de um foguete Falcon 9 pela SpaceX, que ocorreu na manhã do mesmo dia. O satélite lançado é a causa mais provável para as misteriosas luzes espirais vistas no céu.
A SpaceX publicou um vídeo do lançamento em sua conta oficial no X com a legenda: “O primeiro estágio do Falcon 9 pousou em LZ-1, na Flórida”, confirmando que o evento estava relacionado à missão da empresa.
Falcon 9’s first stage has landed on LZ-1 in Florida pic.twitter.com/Ma6dpDgLsF
— SpaceX (@SpaceX) March 24, 2025
Como o lançamento de um foguete causa a espiral de luz?
Durante o lançamento de um foguete, ele se divide em dois estágios. O primeiro estágio fornece o impulso necessário para a decolagem, enquanto o segundo usa seu motor para completar a missão, como o lançamento de um satélite.
Após o término da missão, o foguete ejeta o combustível restante para garantir um retorno seguro à Terra.
Desse modo, gerando uma nuvem de cristais de combustível congelados que, iluminados pela luz do Sol, formam a espiral visível. O giro causado pela ejeção do combustível cria o formato espiral, um fenômeno que dura apenas alguns minutos, até que a nuvem se dissipe.
No entanto, esse tipo de fenômeno não é novo. Em 2023, uma espiral de luz azul foi observada no Havaí, nos EUA, gerando grande curiosidade. Um fenômeno semelhante ocorreu em abril de 2022, logo após o lançamento de outro foguete Falcon 9. Em junho de 2022, uma espiral foi registrada na Nova Zelândia.
@Alasdair_Burns saw this beautiful rocket exhaust spiral in the sky over Stewart Island this evening #space #SpaceX #NewZealand pic.twitter.com/Gv2XpcK3Ii
— Alasdair Burns (@burns_alasdair) June 19, 2022
Em geral, os estágios dos foguetes da SpaceX caem no Oceano Pacífico, tornando regiões como a Nova Zelândia e o Havaí locais privilegiados para a observação desses eventos.
A Europa, embora mais distante dos locais de queda, também tem sido um ponto de avistamento, gerando grande fascinação.
Un fenómeno luminoso visible desde varios países ha generado todo tipo de teorías, desde pruebas militares hasta visitas extraterrestres. ¿Qué hay detrás de esta intrigante espiral? 👇https://t.co/HndkqgvIZx pic.twitter.com/7AqBZBRIIW
— Josep Guijarro (@josepguijarro) March 25, 2025
Imagem de Capa: Joseph Guijarro