Um erro não justifica o outro. Muitos ainda vão errar com você e você também vai errar. É sobre aprender, não é sobre se vingar!
De vez enquando encontramos pessoas que nos decepcionam, traem nossa confiança e cometem erros contra nós. Por outro lado, também cometemos nossos próprios equívocos, mesmo que a gente ache que os nossos erros foram menores e poderemos estar certos nesse julgamento, a questão é: como lidar com essas situações? A resposta está em aprender com elas, não em se vingar.
Quando alguém erra com você, é natural sentir mágoa ou raiva. No entanto, em vez de buscar na vingança a sua compensação, escolha dar a cada pessoa que passar pela sua vida o que tem na sua bagagem. Obviamente, se só tiver dor para oferecer, serão as suas fraquezas e limitações que falarão por você.
Às vezes, os erros são resultado disso.
Aprender a perdoar e a não levar para o lado pessoal é um ato de sabedoria. Você não é trouxa por deixar a pessoa ir sem fazer o mesmo mal que te fizeram, na verdade, é um sinal de maturidade não escolher carregar essa bagagem com você.
Assim como os outros erram conosco, nós também cometemos nossas falhas. Em vez de nos punirmos por isso, ou nos vingarmos por aquilo, devemos olhar para dentro e refletir em que momento nos distraímos a ponto de não conseguirmos nos antecipar aos golpes.
O erro, certamente, é uma oportunidade de crescimento. É sábio nos perguntar: O que podemos aprender com ele? Como podemos evitar repeti-lo? A autocrítica construtiva é o que nos impulsiona e nos faz levantar a cada queda.
A vida é uma escola. Cada erro, cada decepção, é uma lição valiosa. Quando escolhemos aprender em vez de nos vingar, passamos de ano com louvor.
A vingança pode trazer uma falsa sensação de prazer e satisfação momentâneas, mas o aprendizado é duradouro.
Em vez de desejar o mal a quem nos prejudicou, escolha aprender a cultivar a empatia e pouco a pouco você vai conseguir vencer as suas batalhas internas. A empatia nos ajuda a não reprovar nos testes da vida.
Ao aprender com os erros, criamos um ciclo virtuoso e vencemos os vícios emocionais que nos prendem a padrões negativos de pensamentos, sentimentos e comportamentos prejudiciais. Tambem aprendemos muito com os erros dos outros e essa sabedoria que acessamos nos torna mais resilientes e compassivos.
A partir das lições que retiramos dos erros que cometemos e das decepções que sofremos, passamos a construir relacionamentos mais saudáveis.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática, Mestre em Tarôt e facilitadora do método AUTOEXPANSÃO.
Para agendar uma SESSÃO DE AUTOEXPANSÃO com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA
Foto de Davi Moreira na Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…