Não faça uma promessa se você não tem a intenção de cumprir!
QUANDO UMA PROMESSA NÃO É CUMPRIDA, A CONFIANÇA É QUEBRADA.
A CONFIANÇA NÃO É COMO O GATO, ELA NÃO TEM 7 VIDAS.
Se você não tem a intenção de cumprir uma promessa, não prometa. A sua palavra não cumprida gera insegurança e desconfiança.
Pessoas confiáveis tem um compromisso com a verdade. Um mestre costumava dizer que, quem é confiável, confia até que seja provado o contrário, mas quem não é confiável, desconfia, mesmo que o outro se esforce para se provar leal.
A base da confiança é a lealdade. Para construir uma relação solida com os nossos “aliados”: Família, amigos e parceiros na vida, precisamos sempre ser honestos.
Também devemos ser leais a nós, aos nossos sentimentos e às nossas vontades. Mas quando não somos leais nem a nós mesmos, acabamos prometendo coisas que não conseguiremos cumprir.
Algumas pessoas prometem que vão fazer, mas já sabem que não vão, que não será possível. Muitas fazem isso porque não conseguem dizer não para um pedido, outras porque querem agradar e, em um primeiro momento, pensam que vão conseguir cumprir, mas no final, não conseguem. Mas existem pessoas que prometem sabendo que não vão cumprir.
Essas pessoas prometem, com a intenção de enganar, elas querem ganhar tempo e usam a promessa como um imã para persuadir os outros a fazerem aquilo que elas querem, em troca de uma recompensa. Mas essa recompensa nunca chega.
A pessoa que é persuadida com uma promessa não cumprida sofre desilusões e decepções, perde a confiança e se sente extremamente enganada.
Pior, ela passa a desconfiar de outras pessoas também, como se todos, fossem fazer o mesmo com ela. Fica difícl para ela, retirar o aprendizado e recolher os cacos de confiança que sobraram!
A quebra de confiança causa um trauma emocional que leva a pessoa a criar impedimentos e limitações nas suas próximas relações. Ela passa a se preocupar com críticas, assume uma postura vitimista e passa a culpar outras pessoas por seus problemas.
Ela se sente inferior aos outros e intimidada por pessoas que são autoconfiantes. Ela não consegue ser espontânea, ficar à vontade e demonstrar tranquilidade. Em situações de crise, ela logo entra em desespero.
A insegurança e a desconfiança ficam tão fortes que ela duvida até dos próprios pensamentos, não consegue valorizar suas ideias e se preocupa demais com o que os outros pensam dela.
A sua vida passa a ser um cenário de competição onde ela acha que precisa vencer os outros e se defender dos possíveis ataques e ameaças. Ela permanece por muito tempo ruminando situações antigas, se sentindo injustiçada e impotente.
A falta de confiança pode ter raízes na infância, quando pais prometem que vão fazer algo, já sabendo que não vão, apenas para que os filhos parem de pedir.
Essa pequena “mentirinha”, aparentemente, inofensiva, pode causar grandes danos emocionais nas crianças. Elas podem se tornar adultos desconfiados, ou até repetir os mesmos padrões e reproduzirem as mesmas atitudes que os pais tiveram, ou seja, acabarem se tornando pessoas que prometem, sem a menor intenção de cumprir, pior, sem nenhum remorso.
Esse cenário de desconfiança é extremamente tóxico e precisa ser trabalhado em terapia. Se você se identificou, me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual.
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…