NASA descobre novo exoplaneta capaz de suportar água líquida
Por Christopher Carbone
A ilustração do artista mostra como o Kepler-1649c poderia parecer de sua superfície.
Um grupo de cientistas usou dados reanalisados do telescópio espacial Kepler da NASA para descobrir um exoplaneta do tamanho da Terra que orbita na zona habitável de sua estrela.
Para os propósitos da agência espacial, zona habitável significa a área ao redor de uma estrela onde um planeta poderia suportar água líquida – e, potencialmente, outras formas de vida.
A ilustração deste artista mostra como o Kepler-1649c poderia parecer de sua superfície.
O planeta foi encontrado quando os cientistas examinaram observações mais antigas do Kepler, que foi aposentado pela agência em 2018.
“Enquanto pesquisas anteriores com um algoritmo de computador o identificaram erroneamente, os pesquisadores que revisavam os dados do Kepler deram uma segunda olhada na assinatura e a reconheceram como um planeta”, disse a agência espacial.
Segundo a NASA, este mundo distante, localizado a 300 anos-luz da Terra, é muito semelhante ao nosso planeta natal em tamanho e temperatura estimada.
*Tradução e adaptação da REDAÇÃO RH. Com informação Nypost.
*A ilustração do artista mostra como o Kepler-1649c poderia parecer de sua superfície.NASA / Centro de Pesquisa Ames / Daniel Rutter).