Destaque

Natal em tempos de Covid 19: Você ainda tem fé na humanidade?

Natal em tempos de Covid 19: Você ainda tem fé na humanidade?

Num momento em que a “atmosfera” negativa proporciona uma disfunção emocional devastadora atingindo profundamente os nossos mensageiros químicos, que controlam todas as nossas funções físicas e psicológicas, e nos leva a “quase” perder totalmente a esperança de que dias melhores virão, não há outra alternativa, a não ser, buscar a todo momento, formas e maneiras de desenvolver o equilíbrio emocional antes que seja tarde demais.

Quem perde a esperança, perde o próprio poder, e entrega a sua vida a própria sorte.

O positivismo não é uma ferramenta que mereça ser descartada nesse momento, pelo contrário, pois ele tem o poder motivador que precisamos, ele nos inspira ao movimento, nos impulsiona a agir de maneira positiva no sentido de trazer à consciência, soluções que beneficiarão toda a humanidade.

Quando nos mantemos positivos e cultivamos a esperança, encontramos um ponto de equilíbrio que nos coloca em contato com grandes ideias que podem melhorar o mundo, salvar uma vida, ou a nossa própria realidade.

Minha contribuição para toda a nossa sociedade, a prezar pela saúde mental de todos, é apontar o necessário para que isso ocorra:

Desenvolver a inteligência emocional – não há melhor remédio.

O uso da região pré-frontal do cérebro é essencial para tomada de decisões e no domínio para a positividade. Também para o domínio das demais regiões cerebrais incluindo o sistema límbico onde se situa a amígdala, vigilante das nossas emoções e responsável por nossos instintos.

Ela nos assegura a atenção para a vida, mas também não entende qual é o tipo de perigo e, quando a ameaça é constante, como a atmosfera negativa que vivemos por exemplo, ela aciona a ansiedade que nos cobra soluções.

Quando não a encontramos damos início à desordem. Desenvolver a inteligência emocional é justamente conseguir dissolver a emoção antes que ela te domine negativamente.

Como desenvolver a inteligência emocional:

1 – Você deve buscar o lado positivo em tudo, mesmo em situações negativas, por exemplo: a doença trouxe problemas, mas aproximou famílias, fez repensarmos em nossas vidas, valores, entre outros. Para quem sofreu o luto, toda dor pode ser amenizada com o tempo e com pensamentos positivos que alimentem a saudade e não o sentimento de perda.

2 – Experimente visitar hábitos positivos vividos em um passado distante, na infância por exemplo: desde alimentos até comportamentos, brincadeiras, esportes, jogos, amigos que te fizeram bem e que nunca mais você teve notícias, passeios simples junto à natureza, caminhadas, e o que mais você lembrar e que te traga conforto e alegria.

Desligar por algumas horas o celular e se entregar a esses hábitos positivos trará a tona o que está determinado em nosso código genético traçado por milhares de anos, e que a correria do dia a dia não nos deixa perceber.

Nosso organismo pede e sente falta desses hábitos.

3 – Autoconhecimento e meditação. Ao meditar com disciplina, e consistência, refletir e desenvolver uma maior consciência sobre si mesmo, você conquista continuamente, mais autocontrole e mais capacidade de concentração que contribui para o domínio da região racional do cérebro.

4 – Plasticidade cerebral, mediante a leitura, mudança de hábitos comuns, reforço das sinapses neuronais. Para isso é necessário fazer algumas pequenas modificações na rotina, como escrever reflexões, insights, objetivos e fazer listas; escovar os dentes com a outra mão que não é a de costume; mudar os lados dos talheres, etc. Isso obrigada regiões do cérebro a uma nova aprendizagem e reforça as sinapses melhorando assim a capacidade racional do cérebro, fator que promove a inteligência emocional.

5 – O estímulo é a chave para a mudança e a consciência é a busca desta chave.. Por tanto, a esperança não pode ser deixada de lado, independente da situação e talvez até por conta da difícil circunstancia, devemos nos manter esperançosos, positivos, e acreditando que dias melhores virão.

Nos falta saber que a esperança só sobrevive nos corações daqueles que buscam ser melhores a cada dia, não melhores que os outros, mas melhores que a si mesmos, pois um mundo melhor é construído pelas mãos de seres humanos melhores, que possuem fé na humanidade, e sobretudo amor pela vida.

Ame a sua vida e se proteja, ter medo é natural, mas não se deixe dominar por ele, se você seguir as recomendações sanitárias mundiais não precisará se preocupar, seja responsável!

Faça a sua parte, confie e tenha esperança!

Agindo assim, você terá muitos anos pela frente para desfrutar com os seus amigos e familiares, mas se escolher agir displicentemente, se perder a esperança, poderá contribuir para que tudo continue do jeito que está por mais tempo.

A escolha é sua!

Foto de Filip Bunkens no Unsplash

*texto de Fabiano de Abreu – Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University;Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio,Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal;Três Pós-Graduações em neurociência,cognitiva, infantil, aprendizagem pela Faveni; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard;Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal.Neurocientista, Neuropsicólogo,Psicólogo,Psicanalista, Jornalista e Filósofo integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies-PT30079.
E-mail: deabreu.fabiano@gmail.com

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

Papa Francisco retorna ao Vaticano após internação e faz primeiro discurso público

Neste último domingo (23), o Papa Francisco finalmente fez sua primeira aparição pública após receber…

18 horas ago

Netflix lança a série de crime mais impactante do ano e que você não pode perder

Recentemente, a Netflix lançou uma nova série criminal e que promete ser uma das produções…

18 horas ago

Os perigos ocultos do Ozempic: A história de um homem que perdeu muito mais do que peso

Nos últimos anos, medicamentos como Ozempic e Wegovy revolucionaram o mercado de emagrecimento, prometendo uma…

19 horas ago

Minissérie baseada em um caso real choca o público e divide opiniões

Recentemente, a Disney+ adicionou ao seu catálogo a tão aguardada minissérie “Uma Família Perfeita”, que…

20 horas ago

O significado secreto por trás de usar um anel preto que muitas pessoas nem imaginam

Os anéis sempre tiveram um forte significado simbólico na história da humanidade. Seja como um…

20 horas ago

Atitudes na Hora H que fazem um homem ser considerado “ruim de cama”

A performance entre quatro paredes é um assunto que pode gerar preocupação para muitos homens.…

23 horas ago