Autores

Nem sempre quem está ao seu lado está com você.

Existem momentos que nos sentimos angustiados e sufocados em uma determinada situação. Com o tempo, perdemos o sono remoendo pensamentos e afundamos em uma sensação de impotência. Nossa mente cria uma realidade distorcida onde fica impossível se livrar do que ou quem nos faz mal e nos oprime.
Mas é possível mudar, sim! Podemos reagir e dar um basta em qualquer situação, principalmente:

1 – Quando subestimam seu talento no trabalho
Você dá um duro no trabalho, e o reconhecimento é nulo? Não deixe que a desvalorização por parte de chefes e colegas o faça acreditar que não é um bom profissional. Pelo contrário, dê um basta! Questione, peça um aumento, recuse horas extras ou procure um novo emprego. Existem milhares de empresas boas de se trabalhar em busca de bons profissionais como você!

2 – Quando a família não reconhece seu valor
Você faz de tudo para vê-los felizes, mas seus familiares, que deveriam sentir orgulho, não lhe valorizam. Ainda o julgam pior do que realmente é. Isso pode fazê-lo desistir de sonhos e até levar à depressão, porque a família deve ser o porto seguro. Por isso, dê um basta. Posicione-se, expresse o que sente. Provavelmente eles se darão conta da pessoa especial que você é. Mas se isso não acontecer, afaste-se para manter seu equilíbrio, pois, não é uma obrigação conviver com uma família que não sabe admirá-lo.

3 – Quando alguém o trata mal
Nem colega de trabalho, nem familiares ou cônjuge, você merece ser tratado com dignidade. Então, se alguém lhe direciona rispidez, grosserias e gritos, está na hora do basta! Não me trate assim! Questione a razão para tal comportamento desagradável, fale como se sente e deixe claro que não vai mais aturar tamanha desconsideração.

4 – Quando o assédio acontece
Aquela piadinha sem graça ou um gesto inadequado invadindo seu espaço íntimo? Imponha respeito, seja assédio físico ou moral. Não deixe que a malícia do outro lhe oprima e, principalmente, não se sinta culpada. Ninguém tem o direito de ultrapassar os limites que você impõe. Portanto, expresse sua voz, peça respeito e dê um basta! Se ainda assim não adiantar, denuncie!

5 – Quando existe usufruto do poder
Muitas pessoas confundem hierarquia profissional com hierarquia pessoal, então, sendo superiores no trabalho, fazem ameaças veladas para que você faça aquilo que desejam ou lhe impõem um tratamento desrespeitoso. Mas você não precisa estar em uma situação como essa. Por isso, dê um basta! Busque novas alternativas, o mundo é repleto de pessoas amáveis e de boas oportunidades.

6 – Quando o enganam
Mentiras e manipulações parecem atitudes cada vez mais comuns nos dias de hoje. Mas, se você convive com alguém assim, deixe claro que entende o que está acontecendo, que percebe o que a pessoa está tramando. Aponte e argumente contra a mentira trazendo a verdade à tona. Só assim o seu, o nosso mundo se transformará em um lugar mais justo e verdadeiro de se viver.

7 – Violência
Não existe qualquer situação de violência que valha a pena se submeter. Seja um pai, seja o esposo ou qualquer tipo de violência física ou psicológica. A única alternativa aqui é o BASTA! Não deixe que a situação faça você se sentir tão pequeno (a) ao ponto de não conseguir reagir. Procure ajuda, sim, denuncie! A culpa não é sua. Violência é crime!

Portanto, já sabe, se alguém submetê-lo (a) a alguma situação embaraçosa, que o (a) desvalorize ou faça você se corromper, a solução é simples: basta! Porque você é muito maior do que a ignorância de pessoas ruins.

Luciano Cazz

"Luciano Cazz é publicitário, ator, roteirista e autor do livro A TEMPESTADE DEPOIS DO ARCO-ÍRIS." Quer adquirir o livro? Clique no link que está aí em cima! E boa leitura!

Recent Posts

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

1 semana ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

2 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

4 semanas ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

4 semanas ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

1 mês ago

Responsabilidade afetiva e o chamado “ghosting” das redes sociais.

 Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…

2 meses ago