Autores

O amor precisa ser uma escolha, nunca uma necessidade!

Qual é a coisa mais poderosa que temos em nossas vidas? Essa é uma pergunta que nos fazemos muitas vezes, e ouvimos as mais diversas respostas, alguns dirão que é o amor, outros que é a paixão, ou até mesmo a fé, mas para mim existe algo muito mais essencial para nossas vidas que qualquer outra coisa, a capacidade de escolher, e qualquer coisa que você faça por escolha se torna muito mais valiosa e poderosa.

O que torna a escolha tão poderosa é que ela só depende de você, e quando você faz algo ou se dedica a alguém porque escolheu isso, significa que está fazendo com seu coração e com sua alma, não porque é obrigado, ou forçado, ou depende de algo para fazer aquilo.

Os relacionamentos que são mantidos pela “escolha” são mais poderosos que qualquer outro, porque a paixão é cega, a necessidade pode acabar, mas a escolha não, ela é única. Eu não estou dizendo amor apenas no sentido de relacionamento amoroso, mas em todos os sentidos de amor, como suas amizades e sua família.

Não interessa qual é o tipo da relação, mas o seu amor por outra pessoa só pode existir por uma razão, por escolha, se você acha que ama alguém, mas só fica próximo dela porque precisa, porque ela te oferece isso ou aquilo, ou porque existe alguma obrigação de alguma forma, desculpe te contar, mas isso pode não ser exatamente amor, e provavelmente não é.

Precisamos aprender a ficar perto das pessoas porque queremos, porque desejamos, porque escolhemos. Como já diria o filósofo Jean Paul Sartre: “O homem é condenado a ser livre, porque depois de atirado neste mundo torna-se responsável por tudo que faz”, então não enrole as pessoas pelo seu medo de fazer escolhas, isso na verdade já é uma escolha e você já é responsável por isso, pela sua “falta de escolha”.

Entenda que você é livre, verdadeiramente livre, então não interessa o que você faça ou como faça, a responsabilidade sempre será sua, e isso envolve a maneira com que você está nesse mundo para as outras pessoas, é muito importante entendermos que não somos obrigados a nos relacionar com ninguém e como somos livres, devemos nos libertar de relações tóxicas mantidas por qualquer coisa que nos aprisione a alguém, e nossas relações se mantidas pelo poder da escolha precisam ser sinônimo de liberdade, onde todos os envolvidos são livres para serem quem realmente são.

Então por favor, use esse dom poderoso que você tem, a capacidade de fazer escolhas e ser livres para lidar com elas. Não deixe que seus relacionamentos se guiem pela necessidade de estar com alguém, ou pelo medo de ficar sozinho, ou pela comodidade, se for para ficar ao lado de alguém, que seja porque você escolheu!

Michel Mansur

Sou Psicólogo, e possuo formações também em Coaching, Programação Neurolinguística, Hipnoterapia e Orientação Profissional. Atualmente resido e atuo em Varginha-MG e realizo atendimentos online. Gosto de dizer que sou apaixonado por ajudar as pessoas a realizarem mudanças reais em suas vidas e que acredito no potencial infinito da mente humana.

Recent Posts

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…

2 dias ago

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

2 semanas ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

3 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

1 mês ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

1 mês ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

2 meses ago