Quando entendemos profundamente nosso propósito, muitas vezes nos sentimos impulsionados a agir em alinhamento com aquilo que traz significado à nossa vida. Nesse viés, para muitas pessoas, isso inclui trabalhar em prol da sustentabilidade, seja através de mudanças nas pequenas ações diárias, ou no envolvimento em causas que combatam a crise climática. Um propósito voltado à preservação ambiental reflete um compromisso interno de cuidar do planeta para as futuras gerações.
Nesse sentido, refletindo em muitas áreas da nossa vida, incluindo a nossa própria sobrevivência, o autoconhecimento nos ajuda a perceber como nossas ações individuais impactam o meio ambiente. Ao entender nossos valores e comportamentos, podemos ajustar nosso estilo de vida para adotar práticas mais sustentáveis. Alguns exemplos são reduzir o consumo excessivo, optar por produtos ecológicos e diminuir a emissão de carbono. O autocontrole e a reflexão são fundamentais para tomar decisões mais conscientes no consumo.
Portanto, neste ano de 2024, conseguimos entender o quanto as mudanças climáticas estão nos afetando. Claros exemplos disso, são as tragédias que aconteceram e podem continuar acontecendo bem perto de nós. As enchentes no Rio Grande do Sul e as Queimadas em São Paulo mostram isso. A realidade é que precisamos abrir os olhos e tomar as devidas medidas para mitigar este cenário, algo que ja deveria ter sido feito a muito tempo. Precisamos ter zelo pelo nosso lar, cuidar de tudo que está ao nosso alcance, antes que seja tarde demais.