“O Juízo Final” se aproxima, alertam cientistas sobre o derretimento do Glaciar Thwaites
Um estudo publicado na revista Nature revela que o Glaciar Thwaites, na Antártida Ocidental, está a derreter a um ritmo cada vez mais acelerado.
O estudo, liderado por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, é baseado em dados coletados entre 2000 e 2020 e mostra que o derretimento do glaciar se intensificou nos últimos anos.
O que o estudo revelou?
O estudo revela que o Glaciar Thwaites perdeu cerca de 600 bilhões de toneladas de gelo entre 2000 e 2020. Essa perda de massa contribuiu para um aumento de 4% no nível do mar global.
A conclusão do estudo revelou que o derretimento do glaciar pode acelerar ainda mais nas próximas décadas, o que pode ter consequências devastadoras para o planeta.
Quais são os impactos do derretimento do Glaciar Thwaites?
O derretimento do Glaciar Thwaites pode levar a um aumento significativo do nível do mar, inundando cidades costeiras e deslocando milhões de pessoas.
Além disso, o derretimento do gelo pode liberar gases de efeito estufa na atmosfera, o que pode contribuir para o aquecimento global.
O que podemos fazer para evitar o derretimento do Glaciar Thwaites?
A única maneira de evitar o derretimento do Glaciar Thwaites é reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Isso pode ser feito através da transição para uma economia de baixo carbono, com o uso de fontes de energia renováveis e a implementação de medidas de eficiência energética.
O neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, analisou o estudo e considera que esse é um “alerta grave” para o planeta.
“O derretimento do Glaciar Thwaites é um sinal claro de que o aquecimento global está a ter um impacto devastador no nosso planeta. É urgente que tomemos medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa para evitar o que está sendo chamado de ‘Juízo Final’ porque o derretimento deste glaciar pode representar o fim para as futuras gerações”.
O estudo publicado na revista Nature é um alerta grave sobre os perigos do aquecimento global, é preciso que todos estejam cientes do grande impacto que isso tem para a vida humana na Terra.
*DA REDAÇÃO RH. FOTO DE CAPA: Pinguins de Adélia na Antártica. Foto: CIA World Factbook [domínio público]
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Em nossa sociedade atual, cada vez mais as mulheres vêm tendo mais confiança, independência e…
Você se lembra das aulas de matemática da escola? Que tal reviver esse momento com…
Recentemente, a Netflix adicionou em catálogo uma nova série viciante para maratonar no fim de…
Muitos consideram que usar vape é mais seguro do que fumar cigarro. No entanto, um…
A veterana da dramaturgia brasileira, Maria Gladys, de 85 anos, voltou a preocupar fãs e…
Recentemente, o campeão do BBB 24, Davi Brito, revelou em suas redes sociais que seria…