Devo confessar que muitos problemas se somaram em minha vida por conta da falta de perdão. Por muitos anos, convivi com pessoas extremamente egoístas e nem percebia que eu estava guardando mágoas e que, essas mágoas, fariam mais mal a mim do que o mal que eu pensava, que essas pessoas tinham me causado.
Por Iara Fonseca
Desde a minha infância, me deparo com situações. onde tento entender os motivos pelos quais, pessoas muito próximas a mim, acabavam fazendo escolhas ruins, movidas por suas frivolidades momentâneas. E sem que se dessem conta, acabavam colocando em risco, a família ou aqueles que elas diziam amar.
Meu pai foi um cara egoísta. Digo foi, porque hoje, graças a Deus, ele é um ótimo homem e um pai muito amoroso. Ele é a prova de que a maturidade e a sabedoria têm o poder de mudar as pessoas para melhor.
Mas durante a sua vida, presenciei momentos aterrorizantes onde pude perceber a sua ânsia em viver cada minuto como se não fosse existir um amanhã. Tudo o que acontecia com ele era extremamente intenso, violento, catastrófico e me impactava fortemente.
Eu fui uma adolescente triste. Acho que carrego ainda no olhar essa tristeza.
HOJE SEI QUE SE TEMOS EM NOSSO CONVÍVIO UMA PESSOA QUE AMAMOS QUE É EXTREMAMENTE EGOÍSTA, ESTAMOS FADADOS A TRISTEZA SE NÃO FIZERMOS UM TRABALHO INTERNO DE PERDÃO E DESVINCULAÇÃO.
Por muitos anos eu não consegui fazer isso e, o resultado, foi que eu comecei a me relacionar com homens que tinham comportamentos muito parecidos com o meu pai.
Me relacionei por cerca de 10 anos com uma pessoa extremamente egoísta. Tudo que ele podia usar a favor dele, ele usava, e ia passando por cima das minhas convicções e vontades. Eu permitia porque não me amava. Hoje sei que uma pessoa egoísta nunca é fiel ao outro e não sabe o significado da palavra “autoresponsabilidade”.
A pessoa egoísta não se importa com o sentimento do outro, apenas com o seu. O que justifica as suas atitudes, mas não explica.
PESSOAS EGOÍSTAS GOSTAM DE DOMINAR PESSOAS SENSÍVEIS, SÃO EXÍMIOS MANIPULADORES E CHANTAGISTAS EMOCIONAIS.
Elas nunca aceitam que outras pessoas terminem algo que elas não querem que acabe. Por exemplo: Se elas não querem se separar, na cabeça delas, não haverá separação, mesmo, que o outro queira. É tipico de uma pessoa egoísta não aceitar a separação, perseguir, culpar o outro, agredir, buscar formas de se vingar…
Minha mãe sempre me dizia:
“Perdoe e se desvincule minha filha, se não conseguir fazer isso, outra situação parecida voltará a te perturbar o coração”. E foi exatamente isso que aconteceu. Quando, finalmente, consegui perdoar o meu pai, encontrei um parceiro melhor, uma pessoa cheia de defeitos, como eu, mas aberta para aprender e melhorar.
Aprendi que o perdão dito da boca pra fora é mera vaidade. O perdão precisa vir com a compaixão, caso contrário, a ferida não cicatriza.
Com amor, Iara.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática e Taróloga, facilitadora do método de AUTOEXPANSÃO.
Para agendar uma SESSÃO DE AUTOEXPANSÃO com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.