No Brasil, uma intensa onda de calor vem atingindo as regiões Sul e Sudeste e assim, elevando drasticamente as temperaturas.
Com termômetros marcando acima dos 40°C e sensação térmica que pode ultrapassar os 50°C, os especialistas alertam para os riscos à saúde e possíveis impactos no cotidiano da população.
A partir de quarta-feira (12), a onda de calor começará a se intensificar. Em São Paulo, os termômetros podem variar entre 33°C e 35°C na terça-feira e atingir 35°C na quinta-feira.
No Rio de Janeiro, as máximas podem superar os 40°C, aumentando a sensação de abafamento e os riscos de tempestades súbitas.
Contudo, devido ao aquecimento excessivo da atmosfera, há previsão de chuvas intensas e tempestades severas. O fenômeno da “convecção profunda” — quando o ar quente sobe rapidamente e o ar frio desce — pode gerar instabilidade atmosférica, favorecendo a formação de nuvens carregadas.
De acordo com as previsões meteorológicas, pode ocorrer vendavais e queda de granizo em alguns pontos.
O Sudeste, especialmente os estados de Minas Gerais e São Paulo, deve ser uma das regiões mais afetadas por essas tempestades, além do Sul do país.
Portanto, é recomendado que a população adote medidas preventivas contra o calor. Desse modo, evitando problemas de saúde como desidratação, insolação e hipertermia. Confira algumas recomendações:
Além disso, atenção especial deve ser dada a bebês, crianças pequenas, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, que são mais vulneráveis ao calor extremo.
Em casos de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) para assistência imediata.
Imagem de Capa: Canva
Muitas vezes, insistimos em relações que nos machucam porque acreditamos que amor é sinônimo de…
Você aceitaria uma cerveja com o CEO da empresa dos seus sonhos? Se estivesse participando…
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, está no centro de uma das disputas antitruste mais…
Em nossa sociedade atual, cada vez mais as mulheres vêm tendo mais confiança, independência e…
Você se lembra das aulas de matemática da escola? Que tal reviver esse momento com…
Recentemente, a Netflix adicionou em catálogo uma nova série viciante para maratonar no fim de…