Autores

Os 13 porquês que Deus te diz para você não cometer suicídio

Ás vezes parece que você está á deriva num imenso mar. Acima há apenas céu e ao redor também, não há nada para se segurar, nenhum barco á vista para te resgatar. Se sente ridiculamente só, como se ninguém estivesse te procurando e querendo saber como você está, se precisa de ajuda. Então pensa que é melhor afundar, que se mergulhar cada vez mais fundo toda a dor e agonia vão acabar, que não terá mais nenhum sentimento, pensamento e lembrança te atormentando. Que a água vai lavar o que há por dentro e que as sujeiras poderão se esvair, então finalmente sentirá paz.

Mas o que você pode não saber que é afundar não é o fim. Que a vida não acaba quando ela é interrompida aqui na Terra, que há um além que espera todo mundo, ele pode ser melhor do que tudo ou pior do que todo pesadelo. E o melhor caminho é aquele que te leva para junto do seu Criador, Daquele que te formou antes mesmo de você saber o que era a existência, que te conhece por inteiro e do avesso. Ele te desenhou, moldo, construiu. Ele ama seus olhos, seu cabelo e até o dedinho do seu pé. Ele quer te encontrar no seu verdadeiro lar e te fazer entender o que não pode saber aqui. Ele quer te dar a paz que durará por toda a eternidade e te fazer o sentir o amor que vem do próprio Amor.

Porém a dor se tornou uma nuvem espessa diante dos seus sonhos, e por causa dela não consegue ver nada além dos problemas que te encurralam, das pessoas que te machucaram, das decepções que vem sofrendo e das feridas que parece que nunca irão se curar. Mas Deus quer que você confie Nele mesmo sem ver o que será de você no futuro, por isso o primeiro porquê que Ele te dá é para confiar Nele mesmo quando tudo dizer que não tem mais jeito, que a vida não faz mais sentido e que por isso você deve dar um fim a ela. Deus quer que você volte a acreditar que dias melhores virão mesmo que tenha sofrido anos de tempestades e furacões. Ele quer que você segure em sua mão e que não solte mesmo que a correnteza piore e que queria afundar.

O segundo porquê é que Deus cura o passado. Não importa o que você fez ou o que te fizeram, se a dor é constante, se as memórias te acompanham desde a hora que acorda até o momento que vai repousar, se isso te assombra ao ponto de você não conseguir fazer determinadas coisas e ir a alguns lugares, e impede até mesmo de você se relacionar com as pessoas, mas Deus quer que você saiba que Ele cura as lembranças, Ele apaga o que te faz chorar, mas não da forma que você esqueça completamente, porém do jeito que você irá lembrar e não sentirá um fio de dor sequer. Eu sei disso, pois já passei por esse tratamento e ele acontece quando você chora, grita e pede socorro, aos poucos algo vai mudando dentro de você e vai passando.

Mas para esse passado ser mesmo curado você precisa dar um passo de fé e ele se chama perdão, o terceiro porquê. Você precisará reconhecer que o outro errou e que ele é tão humano como você, assim ele erra, peca e machuca, mas que ele assim como você pode fazer isso querendo ou não, e que merecendo ou não ele precisa dessa libertação, pois a mágoa é uma âncora no problema que já passou faz tempo. Corte o que prende e não afunde com essa âncora, mas a deixe ficar lá no fundo sozinha. E seu coração precisa de paz, de leveza e de limpeza. E se você sente que decepcionou a si, se perdoe também, pois você não pode viver carregando culpa por aí, mas tem que se dar a chance de recomeçar e quem sabe errar de novo porque isso é ser humano.

E você aprenderá com tudo isso e nesse ensinamento está o quarto porquê de Deus. Porque nada que Ele permite na sua vida é por acaso. Podem ser coisas que você escolheu e acabou ocasionado muita dor, ou foram as escolhas de outras pessoas que de alguma forma te afetaram, mas se Deus permitiu não é porque Ele quer te ver sofrer, pois Ele não tem prazer no sofrimento que você passou, mas é que num mundo mal como esse coisas ruins acontecem o tempo todo por causa do pecado que existe. Porém, você terá amadurecimento, mais conhecimento, experiência e força. Não será a mesma pessoa de antes, não terá o mesmo pensamento, mas se você escolher o melhor caminho te levará para o lugar que você não iria senão tivesse passado por tudo isso.

Por isso existe o quinto porquê: Deus faz uma flor brotar da sua dor. Essa flor pode ser música, poesia, dança, pintura, frase, palestra, mão estendida para ajudar e levar ao menos favorecido o que lhe falta. Essa dor irá se tornar amor por algo que só você saberá fazer. Deus te dará um dom que será o seu proposito aqui na Terra, talvez você nem tenha visto antes, mas depois da dor perceberá que esse talento existe e que te completa, que te faz querer viver, sonhar, conquistar. Porque Deus botará em seu coração vontades que te farão querer continuar e não desistir, pois Ele quer te ver criando, já que você é a imagem e semelhança do Criador. E suas obras tocaram corações que sofreram como você e levaram a eles a cura que você recebeu antes.

Mas se você não sabe por onde começar, onde poderá aprender e saber o que fazer, como conseguirá saber o que Deus quer para sua vida tem dois porquês. O sexto diz respeito a leitura da Bíblia Sagrada. Deus a inspirou para você ter um manual que te ajudasse a viver, que te dar orientações e conselhos. Se aprofunde nessas palavras. Não apenas leia, mas medite, reflita e pense em tudo que ela diz, peça que o Espirito Santo esteja ao seu lado te fazendo entende-la e que Deus te dê sabedoria para compreender. Já o sétimo porquê é a oração. Deus quer ouvir a sua voz, quer saber o que você sente e o que pensa, onde dói e o que causou. Ele já sabe de tudo, mas Ele ama te ouvir e sabe que ao falar você sentirá um alivio instantâneo como se uma tonelada tivesse saído dos seus ombros. Ele não te julgará, pode falar tudo e ter a certeza de que Ele te responderá.

Nisso o oitavo porquê te diz que ao seu lado estará o Consolador, que enxugará suas lágrimas e sentirá o mesmo pesar que te rodeia, que Ele te entenderá e levará seus lamentos ao Trono do Todo Poderoso. Jesus o enviou depois de subir aos céus e voltar ao Pai, após sua estadia aqui na Terra onde morreu por nossos pecados. E esse Consolador é o Espirito Santo e da Verdade, que te fará entender muita coisa, abrirá seus olhos e falará na sua mente coisas que você nunca soube antes, mas que agora fará todo sentido e te acalmará. Ouça a voz Dele, não tape os ouvidos, não deixe a dor gritar, sua raiva e decepção falarem mais alto. Mas dê ouvidos ao Consolador, Ele tem mais razão que as emoções conturbadas que te enchem.

E o nono porquê é sobre a nova vida que você terá. Tenha fé de que nada será assim eternamente. Não importa o que esteja havendo neste exato momento. Não sei o que te aconteceu, mas Deus conhece sua história e Ele diz que ela não deve acabar assim. Que se você aguentar mais um pouco verá as nuvens escuras sendo sopradas para longe. Mas o décimo porquê diz que nem tudo você entenderá aqui, que tem perguntas que te atormentam que não terão respostas na sua vida terrena, porque você não suportaria ouvir, não conseguiria absorver tudo que precisa saber para assim entender. Porém que no céu, se você aguentar e não desistir, Deus te fará entender que toda dor era por enquanto e os motivos que as causaram, e porque Ele as permitiu.

O décimo primeiro porquê é que no tempo certo Ele enviará pessoas para cuidarem e amarem você, pois a solidão não é para a vida inteira, não ficará assim sem ninguém ao seu lado, terá sim alguém que te ame, valorize e respeite, que construirá uma família e que suportarão tudo juntos porque haverá amor. E que esse amor expulsará todo o medo de sofrer de novo e ser feito em pedaços, que você sentirá segurança e confiança novamente. Agora o porquê de número doze Deus que você saiba que Ele te amará mais que qualquer um poderia amar, que não importa o tempo, situação, erros e feitos, Ele te ama e quer que você se sinta amado por Ele. Que Ele te cuida como a menina de seus olhos mesmo que você não veja o seu agir.

Por isso o porquê treze diz respeito a esse amor e o que ele foi capaz de fazer. Deus enviou Jesus e esse é sem dúvida o maior e mais importante motivo para te fazer jogar essas lâminas fora, junto com a corda, os remédios, as armas e todo o resto de coisas que podem te machucar e te fazer afundar. Deus enviou Jesus para morrer em seu lugar. No lugar da culpa, da dor, do trauma, do desespero, da solidão, da humilhação. Jesus morreu no lugar da vergonha, da raiva, do ódio, da vingança. Jesus morreu para você não se matar. Jesus sangrou para você não se cortar. Jesus provou aquele líquido numa esponja para você não tomar esses remédios. Jesus foi pregado numa cruz para você não rodear seu pescoço com uma corda. Ele já morreu e Ele já ressuscitou para te dizer que tem jeito sim, que sua dor pode acabar, que Ele vivo pode te curar, te fazer um novo ser humano.

Por que não aceita os motivos que Deus te dá? Esses porquês podem preencher algumas lacunas. Mas se quiser saber mais é só experimentar esse amor e dar mais uma chance a vida incrível que você poderá ter ao lado Dele. Então, quer tentar de novo? Ele te espera e ficará profundamente triste se você escolher uma eternidade onde Ele não estará.

Tatielle Katluryn

Tatielle Katluryn, florescida em 1996, com sangue Maranhense e coração pertencente ao céu. Sou cristã e estudante, apaixonada por livros do séc. XIX e Astronomia. E Deus me chamou para falar aquilo que Ele quer dizer as pessoas, para levar a paz a corações tão ansiosos quanto o meu. É tão linda a forma que Ele me cuida enquanto me usa para fazer sua vontade e só tenho a agradecer por tamanho amor que me consertou sem eu merecer.

Recent Posts

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…

5 dias ago

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

2 semanas ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

3 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

1 mês ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

1 mês ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

2 meses ago