Padre Fábio de Melo é diagnosticado com a Síndrome de Meniere. Entenda.
O Padre Fabio de Melo, recentemente declarou que foi diagnosticado com a Síndrome de Meniere, uma doença relativamente rara que afeta entre 50 a 200 a cada 100 mil adultos.
A notícia foi divulgada, depois que o padre participou do programa “Altas Horas”, da TV Globo, do início deste mês e foi extremamente critícado por estar com o rosto inchado, que muitos pensaram ser efeito de harmonização facial.
Por conta da polêmica, o padre veio a público e contou o motivo que o levou a ficar com o rosto inchado, a Síndrome de Ménière.
Mas o que de fato é essa Sindrome?
De acordo com informações da dra MAURA NEVES, da USP, publicada na Revista Ana Maria, os sintomas são, redução de audição, tontura, zumbido e sensação de ouvido cheio ou tampado que podem ocorrer simultaneamente ou não.
Ela ainda alertou que a causa mais aceita é um aumento da quantidade de líquido que preenche a orelha interna, que compreende cóclea (audição) e labirinto (equilíbrio).
“Esse aumento é chamado de hidprosia endolinfatica”, escreveu a dra.
Segundo a médica, esse aumento pode decorrer de “infecções virais, excesso de sal alimentar, doenças autoimunes, doenças vasculares e alergias”.
Os pacientes relatam tontura rotatória, vertigem com desequilíbrio, sensação de cabeça vazia. As “crises” podem ser severas e causar náuseas e vômitos.
Na maioria das vezes, o problema ocorre em apenas uma orelha, mas exames como a audiometria pode trazer um diagnóstico preciso.
Maura ainda alerta para a relação entre a enxaqueca vestibular e Meniere, que podem ocorrer ao mesmo tempo em cerca de 35% dos casos. Nestes casos, muitas vezes não ocorre a perda de audição associada ao Meniere, apenas dor de cabeça.
O tratamento consiste em medicamentos, mudança de alimentação e até cirurgia. Segundo Maura, é impressindível que paciente corte ou reduza o consumo de alguns alimentos como o sal, a cafeína, o àlcool e evite fazer jejuns prolongados.
É possível também que o paciênte passe por um tratamento para o controle de estresse e de alergias.
Foto: Padre Fábio no Programa Altas Horas com o rosto inchado.
Existe cura para essa Síndrome?
A dra mencionou um estudo com 108 pacientes com Meniere mostrou que, após nove anos, 54% não tinham tontura e outros 30% a tontura havia diminuído de intensidade o que corrobora um possível curso autolimitando do Meniere.
Esperamos que o padre Fábio de Melo consiga diminuir os sintomas e que a exposição do seu caso ajude a ciência a realizar mais pesquisas para ajudar não só o padre, mas todas as pessoas que sofrem com essa síndrome.
*DA REDAÇÃO RH. Fonte: Ana Maria/Catraca Livre
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.