Para ser feliz é preciso deixar para trás as pessoas tóxicas e narcisistas.
Romper com pessoas tóxicas, narcisistas ou psicopatas não é fácil, principalmente, se você estiver em um relacionamento abusivo com ela.
Partir, pode ser um dos momentos mais perigosos para as vítimas de violência doméstica. Não é surpresa, então, que os sobreviventes de violência doméstica tentem deixar o relacionamento abusivo em média sete vezes antes de finalmente partirem para sempre.
Isso geralmente se deve à força dos vínculos traumáticos, medo de retaliação e diminuição da auto-estima que geralmente ocorre em relacionamentos abusivos – bem como as muitas formas de dependência emocional e financeira às quais as vítimas são coagidas por seus agressores.
Indivíduos narcisistas e psicopatas não apenas podem ser extremamente manipuladores e exploradores, mas também tendem a ter um sexto sentido para quando seus parceiros estão se afastando deles e geralmente tentam manipulá-los de volta ao ciclo de abuso.
Ao planejar um rompimento com um narcisista ou psicopata, é importante ser estratégico e antecipar as táticas de narcisistas e psicopatas.
Aqui estão alguns métodos diferentes que você pode usar se estiver pensando em deixar um narcisista ou psicopata para sempre.
Você pode escolher principalmente uma técnica que melhor se adapte às suas circunstâncias ou usar uma combinação de dicas de todas essas técnicas.
Lembre-se de adaptar as dicas às suas próprias necessidades e sempre considere quaisquer preocupações de segurança com um profissional de saúde mental e com as autoridades.
1) O fade lento.
Essa técnica é usada para se separar gradualmente do indivíduo narcisista de uma forma que permite que você se dessensibilize lentamente à sua ausência enquanto escapa de sua atenção.
Se você ainda não está pronto para deixar o relacionamento ou tem outras barreiras no caminho, o desbotamento lento pode ser uma maneira mais flexível de se recondicionar a aproveitar a vida sem a interferência deles.
Isso é ideal para situações em que você não está morando com o narcisista, pois alguns abusadores podem isolá-lo fisicamente e puni-lo por ousar viver uma vida fora deles.
Isso também é melhor para situações em que o indivíduo narcisista já está desvalorizando você e tentando usar reforço intermitente (uma alteração de comportamento mesquinho e gentil) para mantê-lotrauma ligado a eles, dando a você o mínimo necessário misturado com incidentes aleatórios de afeto e atenção.
Não se contente com essas migalhas. Em vez disso, enquanto eles o desvalorizam, reidealize-se. Use seus tratamentos silenciosos, ausências, desaparecimentos ou retenções repentinas como tempo para você se curar, se recuperar e planejar sua partida.
A chave é aproveitar esses períodos para beneficiar sua saúde mental e física.
À medida que você gasta mais tempo com autocuidado, cura, terapia, afirmações, objetivos de carreira, exercícios, hobbies e redes de apoio fora do narcisista, esses “períodos de paz” o lembrarão de como a vida pode ser alegre sem eles. abuso e maus-tratos.
O bônus adicional é que você também estará “subindo de nível”em áreas de sua vida, o que tornará mais doloroso para você estar na presença de alguém que está continuamente tentando derrubá-lo e prejudicar suas experiências positivas.
Durante esse período, você fará uma “verificação da realidade” para garantir que está em contato com a realidade do abuso e por que precisa deixar o relacionamento; essas formas de verificação da realidade atingem o córtex pré-frontal do cérebro, que muitas vezes é amortecido diante do trauma.
Para acalmar a amígdala “emocional” hiperativa e reconectar com a parte mais “racional” de seus cérebros traumatizados, os sobreviventes podem achar útil visitar fóruns, sites ou ler livros sobre narcisismo e manipulação durante esse período para identificar melhor as táticas .a que foram submetidos.
Também é recomendável que você processe seus traumas em terapia com um conselheiro informado sobre traumas e familiarizado com a dinâmica de abuso. Eventualmente, você chegará a um lugar onde sabe que pode sobreviver sem eles e estará pronto para partir quando chegar a hora.
2) O descarte reverso e o método da rocha cinza.
O descarte reverso é quando você sutilmente pressiona o indivíduo narcisista a descartá-lo primeiro, para que haja uma chance reduzida de raiva ou retaliação narcisista, pois eles sentem que “ganharam” o rompimento.
Uma das maneiras mais eficazes de induzir um descarte reverso é usando o que é conhecido como método da rocha cinza.
É quando você se torna monótono, chato e sem vida para o narcisista de uma forma que ele não consegue mais extrair suprimento narcisista (por exemplo, elogios, atenção, sexo, recursos, golpes de ego, reações positivas ou negativas) de você.
Narcisistas e psicopatas prosperam no caos. Quando perceberem que não podem mais provocar as mesmas emoções e reações de antes, ficarão insatisfeitos e com fome de satisfazer suas necessidades.
Como resultado, eles geralmente começam a procurar suprimentos narcisistas em outro lugar.
Ao usar o método da pedra cinza, é melhor manter as interações curtas, breves e indiferentes. Tente oferecer respostas “sim” ou “não” às perguntas sempre que possível, ou respostas separadas que sinalizem reconhecimento, mas não envolvimento, como “Hmm”, “Interessante”, “Entendo” ou “Obrigado por me dizer isso”.
É melhor usar esse método quando você acredita que não ficará tão traumatizado emocionalmente ou prejudicado pelo narcisista que o descartará primeiro, e quando você não antecipar que haverá tanta punição por sua falta de reação a eles.
3) A grande ilusão.
Nesta técnica de separação, você finge que nada mudou em seu relacionamento com o narcisista. Você age como se os métodos de manipulação deles (como bombas de amor) estão trabalhando para manter seu interesse neles.
Isso é para passar despercebido e fugir da detecção enquanto você planeja sua fuga com segurança. Enquanto eles assumem que você ainda está entrincheirado no ciclo de abuso e obcecado por eles, você usará esse período de tempo para se preparar estrategicamente: se isso significa organizar suas finanças, documentar o abuso se quiser abrir um processo legal contra seu agressor, consultando um advogado de divórcio, pesquisando as leis de custódia em seu estado ou procurando sua nova casa.
Este método de separação pode ser especialmente eficaz nos casos em que você está coabitando ou é casado com o narcisista, ou há uma ameaça de retaliação imediata ou raiva narcisista . Se você está fugindo de um relacionamento fisicamente violento de qualquer tipo, certifique-se de ter um plano de segurança em vigor.
4) Peru frio e o método da gota d’água.
Finais frios são melhores para sobreviventes que já estão mentalmente prontos para deixar o relacionamento, mas precisam daquele “empurrão” final para tomar a decisão de encerrá-lo definitivamente.
Você pode ou não precisar experimentar uma gota d’água para finalmente perder o controle para sempre; alguns sobreviventes esperam por um incidente menor que finalmente lhes permita lembrar que não são mais capazes de tolerar maus-tratos no relacionamento, enquanto outros são capazes de cortar os laços rapidamente sem uma gota d’água.
Para se responsabilizar, você pode optar por contar a um amigo de confiança sobre o término do relacionamento ou fazer algo muito “final” para voltar atrás com muita facilidade (como assinar o contrato de aluguel de um novo apartamento longe do narcisista ou bloqueá-lo em todas as redes sociais).
Canais de mídia – qualquer passo que o lembre de quão longe você chegou e o levará a dar os passos adicionais finais para partir para sempre).
Terminações de peru frio significam nenhum contato e corte de todo contatocom o narcisista, seus comparsas e removendo qualquer lembrete do narcisista de sua vida.
Você não permite que o narcisista o prenda ou o “retorna” ao ciclo de abuso, nem dá a ele nenhuma oportunidade ou meio de entrar em contato com você.
5) “Terapia” de exposição. Embora essa técnica não seja para todos, algumas pessoas acham muito difícil deixar um narcisista devido a problemas de abandono profundamente enraizados e à força do vínculo traumático.
É por isso que eles permanecerão no relacionamento até que tenham o suficiente. Esta técnica não é recomendada para a maioria das pessoas devido ao risco de trauma, mas ajudará algumas pessoas que de outra forma não sairiam de um relacionamento abusivo para sempre sem olhar para trás e aproveitar seu tempo no relacionamento.
Às vezes, os sobreviventes sentem a compulsão de “verificar” se os narcisistas realmente são tão prejudiciais quanto eles pensam, devido à grande quantidade de dissonância cognitiva que resultou do relacionamento.
Como eles já se sentem muito “presos” para sair do relacionamento, eles abordam isso como um exercício para experimentar continuamente a verdade do verdadeiro eu do agressor até que tenham visto o que precisavam ver – a força da malícia, insensibilidade e falta de empatia por eles.
Enquanto isso está ocorrendo, os sobreviventes podem usar verificação da realidade para identificar as táticas que estão experimentando e documentar o abuso. Só então eles se conectam com sua indignação autêntica por terem sido violados, resolvem parte da dissonância cognitiva ao verem o verdadeiro eu do agressor por trás da máscara falsa, e isso ajuda a romper o vínculo traumático, pois eles se sentem fortalecidos para partir.
Não importa qual método você escolha para cortar os laços com um narcisista, é importante se envolver no planejamento de segurança e consultar um terapeuta informado sobre o trauma ou a polícia se houver abuso de qualquer tipo no relacionamento.
Enquanto narcisistas e psicopatas estão focados em “ganhar” e superar você, você deve ficar de olho no verdadeiro prêmio: sua liberdade, segurança e a possibilidade de uma vida feliz pela frente.
É assim que você realmente “ganha” e prospera após o rompimento com narcisistas ou com uma pessoa tóxica.
Narcisistas não passarão.
*DA REDAÇÃO RH. TEXTO DE Shahid Arabi. VIA TC. Foto de Alec Douglas na Unsplash.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…
Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…