’Não’, uma palavra tão simples e muitas vezes tão difícil de dizer. Não apenas complexa nas relações de casais, muitas vezes também nos aprisionamos a um trabalho, a uma amizade e inclusive a situações que nos levam a perder o objetivo e terminam nos fazendo mal. Se é difícil para você dizer não, alguns conselhos para que já não pense mais antes de deixá-lo sair.
Muitas vezes aceitamos algo que não gostamos por vergonha do que vão dizer ou por não encaixar num grupo de pessoas. Mas se isso que aceitamos não é o que queremos, a vergonha deve ficar de lado. Este sentimento só destrói a nossa personalidade, por isso não se deixe vencer por ele e diga ’não’ quando sentir que é necessário.
O ’sim’ e o ’não’ são duas forças que convivem para chegar a um equilíbrio (como também o conceito do yin e yang). Ainda que muitas vezes seja mais difícil dizer ’não’, se deixamos que um deles pese mais que o outro, perderemos o equilíbrio caindo para um lado, e uma queda pode significar um dano.
Ao dizer ’sim’ sem estar de acordo, a única coisa que você faz é se desrespeitar. Não espere que outros façam por você, tenha valor e adote o ’não’ para todas aquelas situações com as quais você não concordar.
Ninguém é ’chefe’ ou ’melhor’ tratando-se de respeito e direitos. Use a palavra ’não’ quando seus direitos foram ameaçados, não importa quem esteja a sua frente, nem o quanto seja importante. Lembre-se também que colhemos o que plantamos, por isso imponha-se com um ’não’ sem faltar o respeito a outras pessoas.
Quantas vezes não nos saiu um ’não’ rotundo enquanto que outros estavam certos que ia ser um ’sim’? E aposto que você se sentiu orgulhoso. Isso é precisamente o que significa crescer como pessoas, sentido-nos orgulhosos de quem somos, e para tanto o ’não’ deve fazer parte de nossas decisões do dia a dia.
Essa força que cresce quando você decide dizer ’não’ é trasladada ao seu âmbito pessoal. O seu companheiro, sua família e todos aqueles que estão à sua volta verão em você uma fortaleza que não é possível destruir. Sentir-se mais seguro não permitirá que outros se imponham sobre você e vai atrair pessoas com convicções semelhantes.
Em muitas oportunidades nossas respostas são desencadeadas pelo efeito que têm nas outras pessoas. Dizemos ’sim’ para não deixar que um ser querido se sinta mal, apesar de não estarmos de acordo. Mas também devemos pensar em nós mesmos e no que em realidade nos faz felizes.
Se você pensa que ao dizer ’não’ pode chegar a perder uma pessoa ou uma oportunidade, tenha em conta que as coisas que você pensava que eram importantes não o são, se aceitá-las supõe perder sua integridade.
Saber dizer ’não’ quando você realmente precisa é uma habilidade que o ajudará a preservar e a utilizar de maneira efetiva o seu tempo. Quando você aprende a dizer ’NÃO’, realmente começa a ter o controle sobre sua vida, a direcionar novamente o seu tempo para as pessoas e atividades que são verdadeiramente importantes para você.
Todos precisamos viver algumas experiências para saber o que se sente. Se alguma vez você quis dizer ’não’, mas terminou dizendo ’sim’ e não era o que queria, não se lamente. Pense e defenda o que realmente quer e vá atrás disso!
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…