Você sabia que todas as pessoas com olhos azuis podem ser geneticamente conectadas a um único ancestral? De acordo com um estudo revolucionário de 2008, essa característica intrigante surgiu de uma mutação genética única ocorrida há aproximadamente 6.000 a 10.000 anos.
A mutação que mudou tudo
Os olhos azuis têm origem em uma mutação no gene OCA2, responsável pela produção de melanina — o pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo. Portanto, originalmente, todos os humanos tinham olhos castanhos.
No entanto, essa mutação alterou a função do gene HERC2, que controla o OCA2, criando um “interruptor genético” que reduziu drasticamente a produção de melanina na íris.
Dessa forma, resultando na diluição da cor marrom para azul. Assim, surgiu o primeiro humano de olhos azuis.
“Essa mutação literalmente desligou a capacidade de produzir olhos castanhos”, explicou o professor Hans Eiberg, líder da pesquisa.
Diferente de outras características, como os cabelos ruivos, que podem surgir por diversas variações genéticas, os olhos azuis têm uma origem singular. Por isso, todos os indivíduos que possuem essa cor de olho herdaram exatamente a mesma mutação no mesmo ponto de seu DNA.
De acordo com os pesquisadores, possivelmente a mutação surgiu na Europa, durante a expansão neolítica, quando as populações humanas começaram a se estabelecer em comunidades agrícolas.
Desde então, a mutação foi passada de geração em geração, espalhando-se para diferentes partes do mundo.
Atualmente, cerca de 10% da população global possui olhos azuis, com a maior prevalência nos países escandinavos, onde essa característica é especialmente comum.
Imagem de Capa: Canva