Comportamento e Psicologia

Pessoas arrogantes: a arrogância é nascida da ignorância e da insegurança

Deixe aqueles que se sentem confortáveis ​​com pessoas arrogantes levantarem as mãos.

Se fizermos essa pergunta em um grupo de 10, 100 ou 1000 pessoas, não nos surpreenda que ninguém tenha levantado a mão.

A maioria das pessoas não gosta de pessoas arrogantes, entre outras coisas porque nos fazem sentir mal, nos desprezam e geram o sentimento de inferioridade. De fato, a arrogância é uma crença de superioridade e auto-estima exagerada que se manifesta com afirmações excessivas e presunçosas.

No entanto, a atitude arrogante se desenvolve muito cedo na vida. Um estudo realizado na Universidade de Yale descobriu que crianças entre 5 e 7 anos já demonstram algum pensamento arrogante porque acreditam que podem saber mais sobre adultos. Em algum ponto do desenvolvimento, abandonamos essa postura autocentrada e formamos uma imagem mais objetiva de nós mesmos e do mundo.

Aparentemente, a pessoa arrogante não dá esse passo amadurecendo, ainda acredita que sempre pode vencer e, o que é pior, ele acredita que merece vencer sempre. Isso indica que, na base da arrogância, existe uma atitude infantil e um problema de auto-estima. De fato, pensar-se superior é geralmente um mecanismo de defesa que mostra que, na realidade, essa pessoa não tem tanta autoconfiança. A este respeito, Fulton John Sheen disse que “a arrogância é a manifestação da fraqueza, o medo secreto em relação aos rivais “.

Como é uma pessoa arrogante?

A pessoa arrogante pode parecer atraente e agradável no começo, pois geralmente transmite uma imagem de segurança e confiança. Portanto, é normal que caíssemos em suas redes, até percebermos que tudo começa a girar em torno deles e paramos de nos sentir bem em sua companhia, porque nos sentimos menores e cada vez menos.

1. Desejo exagerado de receber elogios

Uma característica distintiva das pessoas arrogantes é que elas constantemente buscam a admiração dos outros. A arrogância se alimenta de lisonja, então essas pessoas sempre tentarão trazer à tona suas conquistas, sejam elas reais ou fictícias. Portanto, eles não gostam das pessoas seguras que são indiferentes e não caem a seus pés.

2. Fale constantemente sobre você

A arrogância está intimamente ligada ao egocentrismo. Portanto, o assunto favorito de uma pessoa arrogante é sobre si mesmo. Essa pessoa tentará monopolizar a conversa para atrair a atenção para si. Quando o assunto muda, ele tentará redirecioná-lo para suas realizações, mesmo que isso signifique interromper os outros. Obviamente, essa pessoa não demonstra muita empatia, assume relações interpessoais em uma direção: os outros devem dar e ela só deve receber.

3. Falha em reconhecer erros ou aceitar críticas

Pessoas arrogantes defendem sua auto-estima com um fanfarrão, então elas geralmente não reconhecem seus erros. Eles nunca estão errados e sempre encontram uma justificativa quando notificam qualquer erro ou defeito. A culpa sempre pertence a outra pessoa ou circunstâncias, elas não assumem suas responsabilidades. Claro, eles não aceitam críticas também. Quando vêem uma crítica, assumem uma atitude defensiva e nem ouvem o que lhes é dito.

4. Perdão não existe em seu vocabulário

Como as pessoas arrogantes não fazem nada de errado, acham muito difícil pedir desculpas ou pedir desculpas. Para eles, o problema sempre recai sobre a outra pessoa, por isso não é estranho que, mesmo que estivessem errados, esperem ou até peçam um pedido de desculpas. Essa atitude arrogante é uma das mais problemáticas em suas relações interpessoais e aquela que explode todos os alarmes.

5. Intolerância para com os diferentes

Pessoas arrogantes criticam os outros, enfatizam os erros e fraquezas daqueles que não cumprem seus altos padrões. O problema é que sua auto-estima é baseada nos “defeitos” dos outros porque eles precisam se sentir inferiores aos outros para se sentirem superiores. Na base dessa intolerância está um pensamento arrogante e dicotômico. Muitas vezes essas pessoas pensam que as coisas só podem ser feitas de uma maneira, o que revela uma falta de profundidade e discernimento para apreciar a diversidade. De fato, a pior arrogância é aquela que vem da ignorância.

6. Supercompensar as fraquezas

A tabela a desenhar o que é uma pessoa arrogante não pode perder o medo de que os outros a descobrir suas fraquezas, para adotar uma estratégia para compensar com atitudes arrogantes. Então, muitas vezes eles falam mais alto, quer para impor suas idéias sem dar lugar ao diálogo e esconder suas inseguranças por trás comportamentos que denotam poder. ” Conhecimento e razão falam, arrogância e ignorância gritam ” , disse Arturo Graf.

7. Atitude intimidadora

Está provado que pessoas arrogantes também são socialmente dominantes. Essas pessoas não têm escrúpulos em expressar sua raiva, especialmente contra os emocionalmente fracos, a ponto de usarem estratégias de intimidação para impor suas opiniões e afirmar sua “superioridade”. Muitas vezes a atitude arrogante e intimidante baseia-se em técnicas de intimidação intelectual .

Como tratar uma pessoa arrogante?

Se você permitir que pessoas arrogantes entrem em sua vida e lhes dê demasiada importância, elas podem acabar destruindo sua auto-estima, fazendo você se sentir inferior e de pouco valor. No entanto, desde que você não pode escapar deles, a coisa mais inteligente a fazer é aprender a lidar com suas atitudes arrogantes.

1. Não desista do controle. Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento. Portanto, trata-se de detectar os mecanismos psicológicos postos em prática pela pessoa arrogante e não permitir que eles afetem você. Aprenda a dar cada comentário ou atitude, a importância que merece, nem mais nem menos. Não culpe o outro por fazer você se sentir inferior, em vez disso, pergunte a si mesmo qual botão tocou dentro do que você precisa reforçar. Você pode aproveitar essa experiência para se conhecer melhor e crescer.

2. Não siga o jogo.
O orgulho é nutrido por elogios e admiração. Portanto, a atitude arrogante é combatida pela eliminação do combustível que permite que ele cresça. Isso significa que você não deve ficar impressionado com suas supostas conquistas e habilidades. Isso também significa que você não deve permitir que você se sinta pouco. Para lidar com uma pessoa arrogante, devemos estar cientes de que somos todos diferentes, temos diferentes capacidades e fraquezas. E isso não nos faz melhores ou piores que os outros.

3. Defenda sua posição. É importante saber quais batalhas valem a pena lutar e quais só relatam um desconforto desnecessário. Quando valer a pena, fique firme em sua posição. Se você perceber que não é possível manter uma discussão civilizada, pode resolver o problema dizendo que respeita a posição deles, mas não a compartilha.

4. Faça-o olhar no espelho. Se as palavras ou atitudes da pessoa arrogante o tiverem prejudicado, não tenha medo de colocá-lo diante de um espelho, no sentido figurado. Explique o que você pensa sobre a atitude deles e os efeitos que eles tiveram em você. Não se trata de tomar um tom recriminatório e acusativo, mas de expressar sua opinião e sentimentos, para que essa pessoa possa perceber o dano que causa com sua atitude arrogante.

5. Rir O senso de humor é um excelente escudo contra pessoas que, consciente ou inconscientemente, querem nos prejudicar. Portanto, use seu senso de humor como uma arma a seu favor para proteger sua integridade psicológica. Encontrar o lado absurdo dos comentários e atitudes de pessoas arrogantes ajudará você a não se sentir intimidado.

Fontes:
Lockhart, KL et. Al. (2017) Overoptimism sobre o conhecimento futuro: arrogância precoce? O Jornal da Psicologia Positiva; 12 (1): 36-46.
Fetterman, AK et. Al. (2015) A arrogância interpessoal e a ênfase de incentivo do poder versus dicas de afiliação. Revista Européia de Personalidade ; 29 (1): 28-41.
Johnson, RE et. Al. (2010) Atuação superior, mas na verdade inferior?: Correlatos e conseqüências da arrogância no local de trabalho. Desempenho Humano ; 23 (5): 403-427.
Krueger, J. (1998) Viés de Aprimoramento nas Descrições de Si e Outros. Boletim de Personalidade e Psicologia Social ; 24 (5): 505-516.

Rincon Psicologia

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…

6 dias ago

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

2 semanas ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

3 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

1 mês ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

1 mês ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

2 meses ago