Pessoas viciadas em mentir são extremamente manipuladoras! Por que algumas pessoas mentem até quando não há nenhuma necessidade?
Algumas pessoas são viciadas em mentir, elas mentem por várias razões, mesmo quando não há uma necessidade aparente, mesmo quando a verdade não causaria nenhuma consequência negativa.
Analisando esse comportamento, percebi que muitas pessoas escolhem mentir em suas relações porque priorizam a autopreservação. Elas mentem para proteger a si mesmas das consequências negativas que a verdade poderá causar.
Nesse caso, há um medo inconsciente de serem julgadas, punidas ou terem que enfrentar situações desconfortáveis.
O vício na mentira também acontece em pessoas que querem evitar a todo custo, brigas, confrontos ou desentendimentos com outras pessoas. Elas acreditam que falar a verdade causaria uma reação negativa e, portanto, escolhem mentir para manter a paz.
Existem também, aquelas que mentem para impressionar os outros ou para criar uma imagem mais favorável de si mesmas.
São aquelas que aumentam um ponto aqui outro ali, que omitem suas reais intenções ou até partes importantes dos fatos para que sejam bem vistas socialmente.
Mas será que existe uma mentira boa? Percebo que às vezes, as pessoas mentem para evitar machucar os sentimentos das outras. Há nessa mentira um ponto positivo, elas acreditam que a verdade seria prejudicial ou dolorosa para outro e escolhem mentir para protegê-lo. Porém, existem formas empaticas e gentis de dizer a verdade sem que, seja preciso mentir para proteger alguém.
Mesmo que você esteja mentindo ou omitindo com a intenção de proteger, isso não deixa de ser uma forma de manipulação.
E geralmente, a manipulação acontece por vergonha ou constrangimento de admitir o que de fato você sente e pensa a respeito de algo ou alguém.
Quando você se sente envergonhado ou constrangido por suas ações, talvez você prefira mentir para encobrir esses sentimentos. Mas a pessoa que é viciada em mentira está em um estágio mais complicado e assustador porque ela não se sente envergonhada nem constrangida em mentir.
Isso porque, a mentira traz a ela um ganho pessoal. Se existe na mentira uma oportunidade de algum tipo de vantagem pessoal, seja financeira, social ou de outra natureza, a pessoa viciada em mentir vai criar uma história rapidamente e não vai sentir nenhum remorço. O vício em mentiras pode ser notado em negociações profissionais que envolvem trapaças e dissimulação, ou manipulação de informações para benefício próprio dentro de seus relacionamentos interpessoais, afetivos e familiares.
Infelizmente, para algumas pessoas, mentir se tornou um hábito arraigado ao longo do tempo.
Elas podem mentir de forma impulsiva, mesmo quando não há uma razão clara para isso. Porém, como dizem os antigos “a mentira tem perna curta”. Se você se identificou e quer sair desse ciclo de mentiras, me chame no direct @rhamuche.
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Vince Fleming na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…