Por que muitas pessoas ainda insistem que existe a “cura gay”?
A influencer Karol Eller, após voltar de um retiro religioso, afirmou ter “renunciado à prática homossexual, além de vícios e desejos da carne”. Mas no dia 12 deste mês, retirou a própria vida, mas antes, publicou nas redes sociais: “Perdi a guerra e lutei pela pátria”.
Nota-se que existem profissionais de medicina e psicologia, inclusive padres e pastores, que acreditam e prometem a infame cura gay. Entretanto, são tratamentos que geram mais confusão porque estão mergulhados em preconceitos contra as pessoas LGBTs.
Essas terapias de reorientação sexual, estão proibidas por lei no Brasil. E desde 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
Na realidade, os profissionais adeptos da cura gay, não podem adotar ações coercitivas que induz os homossexuais a fazer esses tratamentos, que causam danos à saúde e levam ao suicídio dos pacientes.
Sem dúvida, precisamos falar alto e em bom tom: não há cura para o que não é doença. Não há nada para ser tratado nas relações homoafetivas, porque não se trata de uma coisa anormal e não é um desvio de personalidade.
Por isso, os psicanalistas não podem e nem estão autorizados por lei a reiterar a criminosa cura gay, uma vez que a nossa prática clínica é voltada para a singularidade da vida mental de cada sujeito, permitindo ir além do normal e do patológico, para olhar e sentir a vida como ela é.
Enfim, para sermos dignos herdeiros da psicanálise e bons profissionais, devemos seguir o que disse Freud:
“A homossexualidade não pode ser considerada uma doença. Nós a consideramos como uma variante da função sexual”.
É assim que, aos poucos vamos vencendo o preconceito que se enraizou nas religiões e nas mentes de muitas pessoas que não aceitam o diferente e não toleram as escolhas individuais de cada ser humano.
Você ainda acredita na cura gay?
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.