Por que você ama alguém que te faz mal? Já parou para refletir?
Manter um relacionamento com alguém que te causa dor, abusa de você emocionalmente e gera prejuízo a sua saúde mental é caminhar em direção a um precipício que, fatalmente, te levará a um estado de morte em vida, ou até mesmo, poderá colocar um fim a ela. Diante de tantos casos de feminicídios diários, não podemos romantizar relacionamentos abusivos de modo algum. Ao menos sinal de abuso, devemos nos retirar e nos proteger.
Quando você ama alguém não significa, necessariamente, que você deva tolerar um tratamento prejudicial.
É importante que você consiga identificar quando um relacionamento se torna tóxico e, tão importante quanto, é que você escolha, rapidamente, buscar ajuda, seja na forma de aconselhamento terapeutico, ou mesmo, a ajuda policial.
Você precisa identificar o abuso para decidir encerrar o ciclo de dor e priorizar o seu bem-estar, sobretudo, a sua integridade física.
No entanto, a situação pode ser mais complexa do que aqueles que estão de fora podem imaginar.
As pessoas, muitas vezes, enfrentam desafios emocionais extremamente limitantes ao tentar encerrar um relacionamento tóxico, especialmente, se houver um vínculo de dependência financeira e um forte trabalho de manipulação psicológica.
Muitas pessoas sentem tanta vergonha do que acontece na intimidade do seu relacionamento que não conseguem compartilhar o que estão passando com outras pessoas.
Elas sentem medo do que poderá acontecer a essas pessoas, caso tentem ajudar. Também temem as ameaças que são feitas pelo abusador por saber exatamente que aquele que está ameaçando é realmente capaz de fazer o mal que afirma que fará.
Uma pessoa que está em um relacionamento abusivo, sente a diminuição da sua autoestima, o aumento da ansiedade, entra em um estado profundo de depressão e com isso, se sente incapaz de enfrentar a situação com a firmeza que ela exige.
Além disso, relacionamentos abusivos tendem a isolar a pessoa dos amigos e familiares, tornando mais difícil para ela buscar ajuda e apoio.
Por isso, é tão importante meter a colher sim, quando você percebe que alguém está sofrendo abusos calada. Você pode salvar uma vida. Se você é essa pessoa que vem sendo abusada escreva SOS nos comentários ou se você conhece alguém que está passando por graves problemas em seu relacionamento, envie para ela essa mensagem.
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Courtney Kammers na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…