Comportamento e Psicologia

Precisamos superar a necessidade neurótica de tentar mudar os outros

Temos o poder de piorar os outros e não de mudá-los.

Uma regra de ouro importantíssima para construir relações saudáveis é superar a necessidade neurótica de mudar os outros. Saiba que ninguém muda ninguém. Temos o poder de piorar os outros e não de mudá-los. Mas é quase incrível que usamos uma série de estratégias erradas para mudar as pessoas e as pioramos.

Por exemplo, elevamos o tom de voz. Quem eleva o tom de voz arquiva janelas traumáticas nas pessoas que ama. Outro exemplo é criticar excessivamente. Quem o faz asfixia a liberdade e a criatividade das pessoas que estão ao seu redor. Outra atitude inadequada é passar sermões. O pai abre a boca e o filho sabe tudo que vem pela frente.

Essas estratégias reforçam a necessidade neurótica de mudar os outros e, consequentemente, contrai e leveza e a profundidade das relações interpessoais. Por favor, reitero: “Ninguém muda ninguém.Temos o poder de piorar os outros e não de mudá-los”. Nós podemos contribuir para que eles mesmos se mudem. Lembrem-se: Ser Simpático, Carismático e Empático. Essas regras de ouro estimulam as pessoas a elas mesmas a se mudarem. Portanto, faça essa técnica de gestão da emoção para você construir relações encantadoras no ambiente em que está.

Errar é humano, mas não admito meus erros e ainda quero que outro mude

“O medo de reconhecer erros é, acima de tudo, o medo de se assumir como um ser humano com suas imperfeições, fragilidades e incoerência. Formamos nossa personalidade em uma sociedade superficial que esconde nossa humanidade e supervaloriza nosso endeusamento.

Por vivermos em uma sociedade que valoriza os super-heróis, negamos consciente ou inconscientemente nossa humanidade. Temos medo de assumir que somos mortais, falíveis, demasiadamente imperfeitos. Não há sábios que não tenham loucuras. Gostamos de ver as chagas dos outros, não a nossa. Os noticiários televisivos expõem as falhas alheias e cativam nossos olhos enquanto ficamos da sala silenciosa, escondidos de nós mesmos em nossas poltronas.

O ser humano é de um lirismo ácido. A energia gasta pela necessidade neurótica de ser perfeito é caríssima, esmaga o prazer de viver.

Quando alguém nos aponta um erro, mudamos de cor e trocamos de humor. Quando alguém revela alguma atitude estúpida, ficamos indignados. Nada tão absurdo! Nada tão imaturo!

Nas relações desiguais, o vírus do orgulho contagia em frações de segundo o cérebro daquele que se considera superior, levando-o a silenciar a voz do que está em posição inferior. Quem usa a relação de poder para impor suas ideias não é digno do poder em que está investido.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Coisas tóxicas entre casais que estão sendo normalizadas e destruindo relacionamentos

Nos dias atuais, a superficialidade e a busca pela facilidade estão comprometendo a qualidade de…

19 horas ago

Fim de um ciclo: 4 signos se libertam de um karma de 10 anos em 1º de abril

A partir de 1º de abril, um poderoso movimento energético marcará o fim de um…

19 horas ago

Baba Vanga e a previsão assustadora para 2025 que se tornou realidade

A renomada vidente Baba Vanga, conhecida como a "Nostradamus dos Bálcãs", fez previsões que continuam…

19 horas ago

Daniel Alves pode ter indenização de até 68 mil após absolvição; Entenda

Recentemente, o ex-jogador Daniel Alves teve sua condenação anulada pelo Tribunal Superior de Justiça da…

19 horas ago

Os homens destes 4 signos são espetaculares no amor – Estar com eles é sinônimo de felicidade

O amor pode ser um dos sentimentos mais intensos e transformadores da vida. E, quando…

22 horas ago

O que você viu primeiro? Descubra seu maior desafio nos relacionamentos

A maneira como percebemos o mundo pode revelar muito sobre nossa personalidade, inclusive nossos maiores…

22 horas ago