Nessas últimas semanas, o Brasil tem enfrentado altas temperaturas, com a ocorrência de várias ondas de calor, especialmente no Sul e Centro-Oeste do país.

Dessa maneira, você deve estar se perguntando quando essa onda de calor irá passar. Portanto, neste artigo, iremos te informar sobre o que os meteorologistas dizem sobre os próximos dias.

O início da nova onda de calor

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova onda de calor começou na segunda-feira, 17 de fevereiro, e deverá durar até o fim da semana.

Durante esse período, as temperaturas deverão ultrapassar a média sazonal em mais de 5°C, afetando principalmente os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

A tendência é que a onda de calor se estenda ainda para Goiás e Bahia.

Em locais como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí, os termômetros podem ultrapassar os 40°C. No estado de São Paulo, a Defesa Civil alertou para picos de até 38°C, com a onda de calor persistindo até a quarta-feira, 19 de fevereiro.

Possíveis chuvas isoladas e instabilidade climática

Segundo os meteorologistas, as condições podem ser favoráveis para pancadas isoladas de chuva, especialmente nas regiões Sudeste e Goiás.

Por conta da alta umidade e calor, as condições ficam propícias para a formação de nuvens de tempestade.

No entanto, a maior parte do sertão e interior do Nordeste continuará com tempo seco, com pouca chuva esperada no leste e sul da Bahia. O Centro-Oeste também apresentará períodos de instabilidade, com Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás sendo as áreas mais afetadas.

No Norte, exceto na maior parte de Roraima, as chuvas podem chegar a 50 mm, especialmente no Acre, sudoeste e noroeste do Amazonas, além de áreas do Pará, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Em contrapartida, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as chuvas podem ser mais intensas, com acumulados de até 80 mm.

O alívio está chegando: O que esperar para os próximos dias

A partir de quinta-feira, 20 de fevereiro, espera-se uma melhora nas condições climáticas. A atuação de um sistema frontal no oceano deverá ajudar a estabilizar o tempo. Assim, proporcionando um alívio para muitas regiões do Brasil, com a diminuição da intensidade do calor.

Então, se você está sofrendo com as altas temperaturas, a boa notícia é que a previsão aponta para um clima mais ameno após o dia 20.

No entanto, continue atento às atualizações meteorológicas e tome cuidado com os riscos de desidratação e doenças relacionadas ao calor nos próximos dias.

Imagem de Capa: Canva