Nessas últimas semanas, o Brasil tem enfrentado altas temperaturas, com a ocorrência de várias ondas de calor, especialmente no Sul e Centro-Oeste do país.
Dessa maneira, você deve estar se perguntando quando essa onda de calor irá passar. Portanto, neste artigo, iremos te informar sobre o que os meteorologistas dizem sobre os próximos dias.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova onda de calor começou na segunda-feira, 17 de fevereiro, e deverá durar até o fim da semana.
Durante esse período, as temperaturas deverão ultrapassar a média sazonal em mais de 5°C, afetando principalmente os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.
A tendência é que a onda de calor se estenda ainda para Goiás e Bahia.
Em locais como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí, os termômetros podem ultrapassar os 40°C. No estado de São Paulo, a Defesa Civil alertou para picos de até 38°C, com a onda de calor persistindo até a quarta-feira, 19 de fevereiro.
Segundo os meteorologistas, as condições podem ser favoráveis para pancadas isoladas de chuva, especialmente nas regiões Sudeste e Goiás.
Por conta da alta umidade e calor, as condições ficam propícias para a formação de nuvens de tempestade.
No entanto, a maior parte do sertão e interior do Nordeste continuará com tempo seco, com pouca chuva esperada no leste e sul da Bahia. O Centro-Oeste também apresentará períodos de instabilidade, com Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás sendo as áreas mais afetadas.
No Norte, exceto na maior parte de Roraima, as chuvas podem chegar a 50 mm, especialmente no Acre, sudoeste e noroeste do Amazonas, além de áreas do Pará, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Em contrapartida, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as chuvas podem ser mais intensas, com acumulados de até 80 mm.
A partir de quinta-feira, 20 de fevereiro, espera-se uma melhora nas condições climáticas. A atuação de um sistema frontal no oceano deverá ajudar a estabilizar o tempo. Assim, proporcionando um alívio para muitas regiões do Brasil, com a diminuição da intensidade do calor.
Então, se você está sofrendo com as altas temperaturas, a boa notícia é que a previsão aponta para um clima mais ameno após o dia 20.
No entanto, continue atento às atualizações meteorológicas e tome cuidado com os riscos de desidratação e doenças relacionadas ao calor nos próximos dias.
Imagem de Capa: Canva
Muitas vezes, insistimos em relações que nos machucam porque acreditamos que amor é sinônimo de…
Você aceitaria uma cerveja com o CEO da empresa dos seus sonhos? Se estivesse participando…
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, está no centro de uma das disputas antitruste mais…
Em nossa sociedade atual, cada vez mais as mulheres vêm tendo mais confiança, independência e…
Você se lembra das aulas de matemática da escola? Que tal reviver esse momento com…
Recentemente, a Netflix adicionou em catálogo uma nova série viciante para maratonar no fim de…