Às vezes nos esquecemos que somos as pessoas mais importantes de nossas vidas. Aprender a dizer “não” quando algo não nos convence não nos torna egoístas. Você deve começar a se priorizar.

Estamos certos de que você sabe do que as outras pessoas querem. Você consegue atender às necessidades de seu parceiro, de seus pais e de seus filhos todos os dias, isso porque você quer e porque se preocupa com eles.

Agora, você também se preocupa todos os dias com as coisas que você precisa? Em certos momentos é complicado. Na verdade, muitas pessoas tendem a ter aquele pensamento “se os outros estão bem, eu estou bem”.

Está claro que oferecer felicidade para os outros, e também segurança, cobrindo todas as suas necessidades, é algo primordial. No entanto, nunca devemos nos esquecer de que também merecemos as coisas, merecemos ser cuidados, atendidos.

Desfrutar de nossa identidade, de nosso espaço e tempo cultivando uma boa autoestima é algo primordial, e hoje lhe convidamos a refletir conosco sobre este assunto.

Minhas necessidades, suas necessidades

Dentro da psicologia popular se etiqueta como “Peter Pan” toda pessoa que se caracteriza pelos seguintes comportamentos:

  • Ajudar os outros a todo momento, priorizando o parceiro ou a família antes dela mesma.
  • O fato de cuidar, de atender e de satisfazer todas as necessidades dos demais, faz a pessoa feliz. É útil, e essa é, além disso, sua forma de oferecer amor.
  • Sempre chega um momento no qual a pessoa se dá conta de que está oferecendo todo o seu ser, sem receber nada em troca. É frágil e teme ser abandonada e deixar de ser útil para os demais.
  • Você provavelmente não tenha chegado a estes extremos. Porém, o mais comum que podemos sentir em nosso dia a dia é o seguinte:

  • A sensação de “estar amarrado”. Você coordena seu trabalho com as obrigações da casa, dos filhos e até mesmo o cuidado de seus pais ou algum idoso.
  • Todos os dias esperam que você faça o mesmo, que se esforce da mesma maneira e que sua disposição física e emocional nunca mude. Você é aquela mulher que atende aos demais com carinho e total abertura.
  • Os demais não parecem se dar conta de que você não tem “tempo para si mesmo”. Acreditam que você é feliz fazendo cada uma dessas tarefas, investindo o seu tempo naqueles que o pedem.
  • Quando chega a noite, você se lamenta por não ter tido nem um instante para si mesma, e fecha os olhos com cansaço pensando que no dia seguinte as mesmas obrigações lhe aguardam.
  • Por estender muito o tempo seguindo este tipo de comportamento, corre o risco de cair em um estado de ansiedade.Pode ser que sua mente se programe todos os dias para realizar as tarefas, mas seu corpo não poderá responder.
  • O nervosismo, o cansaço e o nível de cortisol no sangue começarão a causar problemas em sua saúde física. E, com relação ao equilíbrio emocional, você se dará conta de que construiu uma espécie de prisão da qual não sabe como sair.
  • Convidamos você a colocar em prática as seguintes estratégias.

    O que você merece, o que você precisa

    “Quando você se permite ter o que merece, atrai o que necessita”. Pense bem nesta frase e aplique-a em seu dia a dia. Explicamos como fazê-lo.

    Dar-se o que merece não é ser egoísta

  • Existem aqueles que sustentam a ideia errônea de que dispor de uma alta autoestima é aflorar o egoísmo, por priorizar a si mesmo. Nada está mais longe da realidade.
  • A primeira coisa que deve estar clara é que você merece ser feliz. Se sua vida está dominada pelo estresse e pela ansiedade, por priorizar os demais antes de si mesmo, no final você ficará doente.
  • Então, de que modo servir os outros desse jeito lhe fará algum bem? Nenhum. Assim que, tenha em mente que oferecer para si mesmo o que merece é atuar de um modo justo.

    • Ao longo do dia você deverá se dedicar, pelo menos, duas horas. Invista-as naquilo que o faz feliz, permita se desconectar e desenvolver seu crescimento pessoal.
    • Aprenda a dizer não. E por fazê-lo, por dizer em voz alta sua opinião e suas necessidades, tampouco é uma pessoa egoísta. Você é uma pessoa realista. Se não deseja realizar aquela tarefa que seu irmão ou uma amiga lhe pediu, diga. Se não deseja cumprir o que seu parceiro lhe pede, diga. A sinceridade aliviará esse peso.

      Desfrutar do que merecemos, nos torna livres

      • No momento em que começamos a desfrutar daquilo que merecemos, as coisas começam a mudar. Por qual razão? Porque você começa a se reconhecer, porque começar a se valorizar também eleva sua autoestima.
      • Se os demais não se dão conta do quando você é valiosa, demonstre. Não somente você é capaz de cuidá-los, de atendê-los, como também de amá-los. Também é capaz de querer a si mesmo e de facilitar seu próprio crescimento pessoal.

      Comece hoje mesmo a se priorizar um pouco mais. Busque um tempo para relaxar, pratique seus hobbies, enriqueça suas relações sociais e pense sempre que você é o mais importante na história da sua vida. É o protagonista.

    • VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

      SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.