Quem assume a postura de vítima, se acostumou a olhar para a vida com olhos derrotados.

Quem assume a postura de vítima, se acostumou a olhar para a vida com olhos derrotados.

Quantas vezes você já se viu diante de desafios, obstáculos e adversidades sem enxergar, aparentemente, uma solução para eles? E quando se viu sem saída, se sentiu uma vítima dessas situações e se achou incapaz de reverter o cenário que se apresentava?

Eu sei bem como é. A vida, vez ou outra, nos lança em situações difíceis para testar a nossa resiliência e a nossa força interior. E é nesses momentos difíceis que muitos de nós tendem a adotar a postura de vítima.

A pessoa que aceita o lugar de vítima, permite que as circunstâncias a dominem, paralisem e a impeçam de agir. Ela acostumou a olhar para o mundo com olhos derrotados, aceitando passivamente o que de ruim acontece. No entanto, essa mentalidade de vítima é um veneno que mina a sua capacidade de superar os desafios e triunfar sobre o mal.

Diante de uma situação desfavorável, a pessoa que se sente vítima se encolhe com medo, quando deveria enfrentar o que acontece com coragem. Ela culpa os outros e a vida pelas dificuldades que enfrenta; é intransigente, não sabe se adaptar e por isso, não encontra forças para sair do estado de paralisia que se encontra. Ela se rende, não persiste, com isso, fracassa.

Ela não percebe que, agindo assim, ela está negando o seu próprio poder. Que vestindo a máscara da vítima, ela está permitindo que o mal a derrote. Para sair desse estado lamentável, você precisa acreditar no seu poder de vencer, na força interior que existe em você para enfrentar qualquer desafio, por mais assustador que pareça.

Mas só vence os desafios da vida aquele que assume a responsabilidade pela sua vida.Aquele que não culpa os outros ou as circunstâncias.

Vencedor é aquele que diante do pior cenário escolhe fazer escolhas melhores, pois sabe que são as suas ações moldam seu destino.

Só se torna um vencedor aquele que muda a narrativa interna e em vez de dizer “Isso sempre acontece comigo”, diz “Eu posso superar isso”. E a partir dessa nova fala interna, transforma a sua história de derrota em uma história de resiliência e triunfo.

Abandone a postura de vítima e vista-se de coragem para escolher as batalhas que você precisa vencer a partir de hoje. Ninguém virá te salvar porque é você quem precisa vencer as suas próprias guerras internas. Precisa de ajuda para sair dessa posição de vítima? Digite TERAPIA.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de engin akyurt na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Robson Hamuche

Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.

Recent Posts

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…

2 dias ago

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

2 semanas ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

3 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

1 mês ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

1 mês ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

1 mês ago