Psicologia

Quem já perdoou?

Não será possível entender o perdão se não conhecermos o que gerou a necessidade de perdoar. Daí estudarmos a ofensa, pois é dela que se origina a mágoa, essa dor moral de decepção que se apodera de quem foi alvo de atitude indelicada ou desrespeitosa. Ou, pior ainda, do nascedouro do ódio.

O ódio advém da paz perdida pela ofensa recebida, pela ingratidão sofrida. Do latim od?um, é um sentimento negativo em que se deseja mal à pessoa ou objeto odiado. O ódio está relacionado com a inimizade, com a repulsão e com a mágoa que é penugem dele. É moléstia que envenena o espírito e desgasta as forças do corpo.

É necessário, para nossa própria paz, a nossa postura positiva ante quaisquer ofensas para que a mágoa, ou o ódio, não se assenhorem de nós e se sedimentem, decompondo-se em rancor, transformando-nos em seres acres, fazendo-nos perder o viver.

Diz o dicionário: “Ofensa é afirmação feita por alguém em detrimento das qualidades ou características de outrem; calúnia; xingamento; ferimento moral”. Contudo, postando-nos em reflexão, assenhora-se de nós a pergunta: o que é a ofensa senão o orgulho ferido? Logo, sob esse pensar, passamos a entender Gandhi quando disse: “Nunca ninguém me ofendeu¹” . Ele tornou-se inofendível.

Se a ofensa é o orgulho ferido, então o que é orgulho?

Questiona-se nesse estudo o orgulho não como o cálice da dignidade pessoal e de sua preservação como a altivez ou brio. Fala-se do orgulho como o destrutivo sentimento pela admiração excessiva de si próprio, soberba. Ferindo-o tem-se o ultraje e, no passado, duelou-se por ele.

Ao ofendido restam três saídas: martirizar-se pelo rancor, vingar-se ou perdoar o ofensor.

Existe outro tipo de perdão necessário de estudo, é o perdão da culpa.

Perdoar a si mesmo é de importância vital. O complexo de culpa, o remorso, oriundos da recusa em se perdoar irá ferir a outros também. Se, havendo culpa, a pessoa não perdoar a si, então ela irá punir-se se negando à evolução, estará aprisionada ao dolo cometido, talvez deprimido. E se o orgulho falar alto, então, não será capaz de pedir que a perdoem se para com outrem houver cometido erro.

Quanto mais a si se negar perdão, menos o indivíduo terá a doar, estará se aguilhoando em um pelourinho invisível da culpabilidade. Quanto menos doar, menos poderá beneficiar a quem quer que seja. Há um benefício coletivo quando a pessoa a si perdoa. O sentimento de culpa é como uma sombra a turvar a visão.

Mas… Afinal o que é perdoar?

Pedro, aproximando-se do mestre, perguntou: “Até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?”.

Como resposta obteve que não até sete; mas, até setenta vezes sete. Ou seja, infinitamente.

Passemos a matutar sobre alguns ensinamentos:

1. Segundo a filosofia do yoga, o perdão é um dos caminhos do dever. É uma virtude que abre a porta para a luz. É uma bênção tanto para quem recebe como para quem concede.
2. Em Salmos 86:5 tem-se “Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam”.
3. A adúltera após ser apresentada, sob a acusação, ao divino instrutor teve dele como resposta final: “Vai-te, e não peques mais”.
4. E, como um grande final, estuda-se a parábola sobre filho mais moço, identificado comumente como filho pródigo, que o pai, em júbilo, aceitou de volta.

Em um, vê-se o dever e a bênção, em dois temos a benignidade pelo perdão, em três deu-se nova oportunidade e em quatro a aceitação do recomeço.

O ensinamento sobre o que é perdão elucidou-se nesses quatro itens. O inofendível é capaz de perdoar indefinidamente, uma vez que perdoar é dar, a quem errou para conosco, a oportunidade de repetir a mesma experiência tantas vezes quantas necessárias até que acerte. Ou seja, setenta vezes sete.

_____________________________________________________________________

¹Mahatma Gandhi: Idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do princípio da não agressão (“Mahatma”, do sânscrito, “A Grande Alma“).

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Portal 4/4: Descubra como esse portal energético pode afetar a sua vida

Hoje, no dia 4 de abril, conhecido no mundo esotérico como Portal 4/4, representa muito…

13 horas ago

5 signos estão prestes a viver uma paixão arrebatadora, segundo o tarô

Prepare-se: os próximos dias prometem mexer com o coração de muita gente. De acordo com…

13 horas ago

Fique solteira até encontrar um homem com esses 10 sinais positivos

Em um mundo onde os relacionamentos muitas vezes são marcados por sinais de alerta, é…

13 horas ago

Celular seguro agora envia notificações no WhatsApp para combater roubos; Saiba como funciona

Recentemente, o programa criado pelo governo federal “Celular Seguro”, adicionou um recurso que alerta sobre…

13 horas ago

Estas 10 atitudes desprezíveis fazem as mulheres perderem o interesse na hora em um homem

Quando se fala em atração, muitas pessoas acreditam que a aparência física é o fator…

13 horas ago

Felipe Neto anuncia pré-candidatura à presidência e abala a web: Verdade ou publicidade?

Nesta última quinta-feira (3), o influenciador digital Felipe Neto surpreendeu seus milhões de seguidores ao…

1 dia ago