Quem não tem palavra pode ter tudo, mas jamais, será um bom líder! Afinal, a verdadeira liderança se mede com ações, não apenas palavras. Um líder que não cumpre com a palavra dada, perde o respeito dos seus colaboradores.
A liderança é uma responsabilidade que exige integridade, confiança e comprometimento. Se um líder não possuir essas 3 virtudes, ele não alcançará bons resultados com a sua equipe.
Quem deseja ser um líder para os outros precisa estar ciente de que as suas ações sempre falarão mais alto do que as suas palavras.
Quando um líder não cumpre os compromissos que assume, ele acaba arruinando a sua credibilidade diante dos seus subordinados.
Ao quebrar a confiança que depositam nele, não cumprindo as promessas que fez aos membros da equipe, as pessoas começam a questionar e duvidar das suas orientações e esse comportamento desmotiva os seus liderados.
A confiança é o alicerce de qualquer relacionamento, incluindo o profissional. Sem confiança, a liderança se desintegra.
Um líder deve ser um exemplo a ser seguido. Mas quando ele escolhe não honrar os seus compromissos, toda a cultura da empresa acaba assumindo a mesma irresponsabilidade, prejudicando o desempenho geral da equipe o que acaba impactando os resultados.
Quando uma empresa é liderada por um líder medíocre, projetos atrasam, clientes saem insatisfeitos e metas não são alcançadas.
Respeito se conquista, não pode ser exigido. Se a equipe não admira as ações do líder, mesmo que dentro dela existam muitos talentos, ela não prospera, pelo menos não como poderia estar prosperando se o líder demonstrasse zelo e cuidado com os compromissos com todos os seus servidores.
A maior preocupação de um líder deve ser com o exemplo, caso contrário, ele perde o respeito dos outros.
Sem respeito, a sua capacidade de influenciar a equipe negativamente acarretará em grandes problemas que poderiam ter sido facilmente evitados com o ICC: integridade, confiança e comprometimento.
Portanto, se a empresa enfrenta problemas, a responsabilidade não pode recair sobre os funcionários, é preciso olhar para o exemplo que o líder está dando e reconhecer se ele está honrando com os seus compromissos, não apenas individuais, mas no que concerne o coletivo. Se você leu até aqui, me conte nos comentários: Você é um líder, quer ser um líder, ou é liderado?
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…
Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…