Quem tem medo do futuro sofre antecipadamente por uma dor que já existe no presente. Se apega ao que é familiar e teme o desconhecido.
A nossa incoerência, geralmente nos leva a fazer escolhas erradas que nos colocam em situações muito piores do que aquelas que tememos que possa vir a acontecer no futuro.
A incerteza do que está por vir faz com que muitos prefiram continuar onde estão, mesmo que esse lugar seja doloroso e não ofereça a realização e a satisfação que tanto desejam.
Isso acontece porque a mente cria expectativas desproporcionais e mergulha em cenários negativos, antecipando problemas que podem nem acontecer. A necessidade de saber como as coisas vão acontecer, a falta de aceitação em relação ao futuro incerto e a vontade de ter controle sobre tudo, paralisa, invalida o presente. Parece loucura, mas elas preferem lidar com a dor que já é conhecida e que lhes parece familiar.
O medo atinge uma vibração tão potente que as coisas que temiam passam a acontecer de forma muito parecida com aquilo que as suas mentes negativas previam, isso porque, a energia do medo tem um forte poder de atração.
Com isso, muitos acabam caindo na armadilha da zona de conforto e se rendendo facilmente a ela. E escolhem ficar presos, por muitos anos, nos emaranhados dessa teia invisível de padrões conhecidos, mesmo que eles sejam autodestrutivos.
O medo do futuro é a prova da nossa incoerência porque o futuro ainda não existe, só o que existe é o presente.
Perceba a inconerência novamente: Escolhem temer algo que é fruto da imaginação, que pode nem acontecer, mas se acostumam com a dor que já está acontecendo agora e se rendem a um estado de sofrimento.
Conclui com isso que, nós não temos medo do futuro, o medo está no presente e se focarmos no aqui e no agora poderemos nos libertar do medo, se assim quisermos.
No entanto, muitos não conseguem porque não estão presentes, estão invigilantes, olhando para o futuro e não ainda reconhecem que esse medo é um reflexo do presente. Que esse medo cresce proporcinalmente às situações de dor e sofrimento que estão vivenciando hoje, mas ainda assim, escolhem permanecer nelas.
Se você começar a olhar para o medo com uma consciência mais coerente, você vai dar conta dele em questões de minutos, apenas usando argumentos plausíveis e inteligêntes.
Experimente trazer para o medo as lições que você já aprendeu com o passado, pois é isso que o medo quer. Ele quer que você prove que já aprendeu as lições dos antigos infortúnios que você passou e quer que você se comprometa a aplicar o que você aprendeu no presente.
O medo do futuro só aparece quando estamos insistindo em repetir os mesmos erros, mas esperando que tudo aconteça diferente em um curto espaço de tempo. É nessa escolha que mora a nossa maior incoerência.
Oras, se não estamos fazendo o necessário no presente, certamente não colheremos bons frutos no futuro. É por isso que o medo cresce dentro de nós. Porque, inconscientemente, sabemos que não estamos fazendo o que deveríamos, mas apenas o que queremos. E a vida não nos dá o que a gente quer, ela nos dá o que a gente precisa.
Só vive com medo quem não consegue reconhecer isso.
Experimente reconhecer os erros passados e os que ainda repete no presente. Busque aprender a lição que eles te ensinaram e você vai ver a coragem jorrar feito um oásis no seu deserto interior.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática, Mestre em Tarôt e facilitadora do método AUTOEXPANSÃO.
Para agendar uma SESSÃO DE AUTOEXPANSÃO com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA
Foto de Rachael Crowe na Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…