Autores

Quem vive se achando, na verdade, está muito perdido.

Não deixe ninguém se achar melhor do que você, pois não existe absolutamente nada nesse mundo que faça uma pessoa ser superior à outra.

Quando vamos embora desse mundo, nem carros, nem joias, nem nada do que está no bolso, todos nós levamos apenas o que carregamos no coração. A confusão de valores do mundo é a grande responsável pelos maiores conflitos da humanidade, principalmente, aqueles dentro de nós mesmos.

Ter bens materiais é o que menos importa para a alma de alguém. A forma como uma pessoa compartilha o que lhe sobra com quem tem falta fala mais dela mesma do que o valor da fortuna que acumulou. O verdadeiro valor das pessoas está nas atitudes gratuitas do coração.

Ser famoso não significa ser perfeito. As celebridades podem passar pelos mesmos exatos problemas existenciais que nós passamos, às vezes, por problemas até piores, porque, para muitas pessoas, a fama pode dar a enganosa sensação de ser indestrutível e elas acabam, assim, se autodestruindo. Mais do que ter sucesso é preciso ter valor.

Ser inteligente e culto também não define valor humano. De que vale tanta intelectualidade se falta caráter, empatia e generosidade. Ou, principalmente, se usa a a inteligência para fazer mal aos outros. É muito mais importante para o mundo uma pessoa que fala errado, mas pratica o bem e tem caráter do que aquele eloquente que não vê nada além do seu próprio umbigo.

Ter poder pode fazer alguém superior em uma hierarquia de trabalho e torná-lo o responsável pelas decisões. Mas não podemos confundir um cargo maior com hierarquia pessoal. Ninguém é melhor pessoa do que outra porque é o chefe. Aliás, tratar um subalterno de igual para igual quando é você quem dá as ordens é uma das tarefas mais difíceis para o ser humano.

Ter força física também não significa ser uma pessoa melhor. Mais forte de verdade é aquele que não perde a calma nem submete o outro porque é menos dotado de força física. Resolver com violência e pancada é a solução dos fracos.

A beleza física não esconde uma alma feia. Ela pode encher os olhos, mas é incapaz de tocar um coração. Ser belo de verdade é ser generoso, ter empatia pelo outro e fazer o bem. Nunca uma pessoa bonita terá mais valor que uma alma linda.

A autoconfiança é avessa. Quem realmente poderia se sentir superior, nega esse rótulo, pois são almas humildes. Quem não tem valor, grita alto que tem. Por isso sempre que encontrar alguém que se acha melhor, tenha certeza que está diante de uma pessoa pobre de espírito, porque a arrogância é como um tapete caro que as pessoas colocam sobre sua própria sujeira.

Luciano Cazz

"Luciano Cazz é publicitário, ator, roteirista e autor do livro A TEMPESTADE DEPOIS DO ARCO-ÍRIS." Quer adquirir o livro? Clique no link que está aí em cima! E boa leitura!

Recent Posts

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

1 semana ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

2 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

4 semanas ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

4 semanas ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

1 mês ago

Responsabilidade afetiva e o chamado “ghosting” das redes sociais.

 Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…

2 meses ago