Em muitas ocasiões nos apegamos a pessoas que não merecem nosso afeto e que somente buscam o benefício próprio. Procure se afastar para que sua autoestima não seja comprometida e afastar das pessoas que não nos merecem também é saudável
Existem pessoas que não nos merecem. Perceber isso, por mais curioso que pareça, também é um exercício de saúde e bem-estar.
Algo no qual sempre investiremos tempo e esforços é em sermos aceitos pelas pessoas que nos rodeiam, ou seja, é buscar ser merecedor da admiração alheia, da amizade, do afeto e do carinho.
Agora, focar nossa existência sob este parâmetro psicológico é um erro.
As relações devem ser dinâmicas perfeitas com relação aos investimentos e desejos entre ambas as partes. O “eu te ofereço tanto e você me dá tanto” não é um ato de egoísmo, e sim de reciprocidade.
Se eu te ofereço respeito e carinho, também mereço o mesmo. Perceber isso nos ajudará muito em nossos relacionamentos.
As pessoas que não lhe dedicam tempo, não o merecem
Sabemos que, se existe algo que nos falta no fim do dia, é tempo. Agora, quando dispomos dele, sabemos em que investi-lo: em quem importa.
Se alguém muito próximo a você não pratica esta “boa ação” com você é que, simplesmente, não o valoriza como merece.
Por outro lado, se antes falamos do princípio de reciprocidade, é bom lembrar que esta prática não nos exclui: se você quer que alguém o faça, demonstre dedicando seu tempo a ela e procure que estes momentos sejam de qualidade.
Caso não o faça, é provável que a outra pessoa também comece a se distanciar.
Quem o olha e não o vê, quem o ouve, mas não o escuta, tampouco o merece
Não é o mesmo ver e enxergar, como não é o mesmo ouvir e escutar.
Devemos ser capazes de desenvolver uma relação mais próxima na hora de estabelecer relações saudáveis, devemos aprender “a enxergar e a escutar” com o coração.
Existem casais que se acostumam com a simples presença um do outro, como com quem tem um móvel do lado.
Escutam suas vozes e veem suas figuras, mas não percebem suas tristezas nem são participantes de seus universos pessoais.
A comunicação saudável e enriquecedora é aquela onde se fala e se escuta, onde existe a empatia e aquele interesse real onde se decodifica todas as coisas, ás vezes, muito além das simples palavras.
Se quem está com você não o enxerga, apesar de estar todos os dias ao seu lado, talvez deva reformular algum aspecto.
Se não lhe deixam espaço, se tiram seu ar e não o deixam falar, não o merecem
Quem ocupa seus espaços deixando você em um canto, quem não se importa com seus valores, ridiculariza seus atos e suas palavras, não o merece.
Não se esqueça de que existem pessoas assim, das que borram personalidades e anulam identidades.
Falamos, por exemplo, daqueles pais empenhados em controlar seus filhos até o extremo, daqueles parceiros tóxicos que dominam o ser amado, ou até mesmo daqueles diretores de empresa que confundem liderança com opressão.
Evite este tipo de dinâmica e coloque limites. Cuide de que nada e ninguém rompa o tecido bonito de sua autoestima.
Se o presenteiam com egoísmo ao invés do altruísmo, não o merecem
Ninguém nos obriga a ter atenção com os demais, a fazer favores, a dedicar tempo e aqueles gestos altruístas que, simplesmente, saem do nosso coração sem esperar nada em troca.
No entanto, existe quem toma isso como um direito.
Existe quem pensa que essa nobreza é um cabo para ser agarrado, para ter interesses próprios e por isso, não tem medo de se tornar prontamente exigente, em demandar coisas que, no final, terminam por nos incomodar.
Se você se sente desse modo, se nota que alguém pratica o egoísmo mais afinado ao se aproveitar de sua boa ação, não duvide, coloque distância.
Quem mente para você quase todos os dias, também não te merecem
As mentiras que mais doem são aquelas vindas de quem mais amamos. Somos conscientes de que as mentiras ou as meias verdades são muito comuns em nosso dia a dia.
No entanto, aceitamos as meias verdades quando alguém evita ser sincero pelo que dirão ou por simples medo ou vergonha.
Contudo, o que poucos toleram é a mentira descarada, aquela que camufla dimensões soterradas que nos afetam diretamente.
Se você tem a segurança de que hoje alguém está mentindo para você, não tenha medo de falar com essa pessoa e lhe perguntar a razão deste comportamento.
Dependendo do modo como reagirem, e de sua posterior forma de responder depois do primeiro aviso, nós agiremos.
Para concluir, a integridade pessoal e emocional é nossa prioridade no dia a dia.
Lembre-se de que todos nós temos aquilo que merecemos.
Procure ter em sua volta pessoas boas, significativas e enriquecedoras.
Porque você merece tudo.