Se você acha que precisa dar o troco, não é amor!
Buscar vingança ou retaliar alguém por algum ato que você considerou prejudicial ou desrespeitoso da parte dela é se igualar a ela.
Retribuir uma ação negativa com outra ação negativa nunca será um comportamento saudável, muito menos, poderá ser justificada pelo amor.
Quem deseja ter relacionamentos construtivos e amorosos precisa compreender que as pessoas erram, que aqueles com quem nos relacionamos são imperfeitos, por isso, o perdão deve sempre estar presente em nossas relações.
O amor é baseado em princípios como empatia, compreensão, respeito e cuidado mútuo. Mas se você diz que ama alguém e, deseja, constantemente, “dar o troco” ou revidar, isso pode indicar que você tem grandes dificuldades de compreender e aceitar os erros dos outros. Talvez, te falta confiança ou, talvez, você alimente muito ressentimento no coração. Em ambas as situações, quem se encontra adoecido é você.
Se alguém errou com você, é importante que você busque uma comunicação empatica para compreender as dificuldades e necessidades do outro, mas também, exponha as suas.
Amor é paciência, o amor é benigno; não arde em ciúmes, não se ira, não se vinga, não trai nem ofende, não busca atender apenas os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com o fracasso do outro…
Na Bíblia, em 1 Coríntios 13:4-7, podemos entender a natureza do verdadeiro amor. É dito que o amor é paciente, gentil e não está focado em “dar o troco” ou buscar vingança. Em vez disso, o amor genuíno é caracterizado pela compreensão, empatia e disposição para perdoar. Portanto, se alguém está mais inclinado a buscar vingança ou “dar o troco” em um relacionamento, certamente, esse não é um indício de um verdadeiro amor.
“Amar” e “dar o troco” são conceitos que estão em oposição porque o verdadeiro amor não se baseia em vingança, ressentimento ou desejo de machucar o outro em resposta a algo que aconteceu.
Se alguém está mais focado em se vingar ou “dar o troco” isso, geralmente, indica que há feridas emocionais não resolvidas ou falta de comunicação eficaz no relacionamento.
Isso não significa que as pessoas em um relacionamento nunca discordarão ou se machucarão. Conflitos são naturais em qualquer relacionamento humano. No entanto, como as pessoas lidam com esses conflitos e dificuldades é o que diferencia um relacionamento saudável e amoroso de um que está fundamentado em sentimentos negativos.
Se você sente que a necessidade de vingança está te consumindo, Digite “TERAPIA” para marcar uma consulta individual e “MENTORIA” para mais informações, eu posso te ajudar!
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Andrew Neel na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…