Um estudo recente afirma que pessoas sensíveis ao glúten podem não ser tão sensíveis quanto pensam. Em vez disso, outra coisa pode ser a culpada, e não é glúten.
O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, e da Universidade Monash, na Austrália, foi publicado na revista Gastroenterology.
Cerca de 13% das pessoas afirmam ser sensíveis ao glúten, com sintomas que incluem sensação de inchaço depois de comer alimentos como pão e macarrão. Apenas 1% das pessoas, no entanto, tem uma doença reconhecida chamada doença celíaca, que pode causar uma reação auto-imune grave que inclui sintomas como diarreia e indigestão.
“Originalmente, o glúten era considerado o culpado por causa da doença celíaca e pelo fato de as pessoas se sentirem melhor quando paravam de comer trigo”, disse Peter New Gibson, da Universidade Monash, Peter Gibson, da Universidade Monash. “Agora parece que essa suposição inicial estava errada.”
A sensibilidade ao glúten permanece altamente controversa. Algumas pesquisas mostraram que os não-celíacos não mostram diferença nos sintomas entre alimentos que contêm ou não glúten. No entanto, desde então, gerou uma série de linhas de alimentos sem glúten.
Este estudo confirma algumas das pesquisas anteriores, apontando o dedo para uma cadeia de açúcar chamada frutanos, em vez de glúten. Ambos são encontrados no trigo, cevada, centeio e muito mais.
Na pesquisa, 59 não celíacos que fizeram dieta sem glúten foram convidados a comer barras de cereais especiais. Um tipo continha glúten, outro frutano e o terceiro não.
Os participantes foram divididos em três grupos, com cada pessoa comendo uma barra por dia durante uma semana, antes de fazer uma pausa de uma semana e depois comendo a próxima barra. Eles não sabiam qual barra era qual.
Nosso mais novo livro de receitas para sobremesas, que acabou de ser lançado, e nós reservamos uma cópia digital gratuita para você! Clique no botão e deixe-me saber onde você deseja enviá-lo por e-mail e você o receberá em sua caixa de entrada hoje…
Os resultados mostraram que a barra de frutanos desencadeou inchaço 15% a mais que a barra de controle e sintomas gastrointestinais 13% a mais. No entanto, a barra de glúten não foi diferente da barra de controle.
Isso sugere que a sensibilidade ao glúten pode não estar correta e que os frutanos podem ser a causa. Isso pode abrir alimentos com baixo teor de frutanos, mas ricos em glúten, como molho de soja, além de reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 para pessoas que fazem dieta sem glúten.
*Com informações de IFL Science.