Ser pai pode transformar um homem? Neurocientista explica o que paternidade faz no organismo masculino
Muito se fala sobre tudo o que acontece com uma mulher, seu corpo e sua personalidade no momento em que ela se torna mãe. Mas, e com os homens? O que acontece?
Os homens também são transformados com a paternidade?
Como PhD em Neurociências e pai, decidi explicar o que acontece no organismo do homem após a paternidade, bem como, o cérebro masculino reconhece o novo papel.
Diferente das mães, os pais não carregam os filhos por meses em suas barrigas, nem tem a oportunidade de amamenta-los. No entanto, quando o homem assume a responsabilidade que deveria ser inerente a todos os homens, o novo pai aprende que tem uma nova posição no mundo: a de cuidar de um outro ser e amá-lo assim que o conhecer.
A partir do fim da gestação até os primeiros meses de vida da criança, uma substância chamada ocitocina começa a ser produzida e liberada em maior quantidade no organismo masculino.
O comportamento do pai, com o passar do tempo, passa a ser de maior zelo e cuidado em relação ao filho. Há também o aumento de dois neurotransmissores: a serotonina e a dopamina.
Por outro lado, os aspectos socioculturais do “aborto paterno”, também podem prejudicar causar alter5ações nesses neurotransmissores, já que, o índice de crianças com pais ausentes ou que nem conhecem seus pais é altíssimo no Brasil.
O percentual de pais ausentes no Brasil vem crescendo desde 2018. Os quatro primeiros meses de 2022 já conseguiram ultrapassar o índice de recusa à paternidade, se comparados ao mesmo período nos anos anteriores.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Arpen Brasil em seu Portal de Transparência, entre janeiro e abril de 2018, aproximadamente 5,3% dos registros de nascimentos foram feitos apenas com o nome da mãe.
Em 2020 e 2021, este índice passou para a casa dos 5,8% e 5,9%.
Em 2022, o percentual de pais que renegaram a paternidade saltou para 6,6%, o maior até agora.
A paternidade para o homem que assume a responsabilidade é “um estado diferente”, um sentimento intermitente, só se sabe quando se é pai.
Ser pai é ser responsável, porém, muitos homens fogem de qualquer responsabilidade, não só da responsabilidade de assumir e criar um filho.
Quem não assume a paternidade, geralmente, é irresponsável em outros setores da vida também.
Um pai de verdade, que é responsável pelo seu filho, começa a desenvolver alguns sintomas, como: ter medo de morrer e se preocupar com o futuro do filho.
Um pai de verdade aprende a viver atento e a sentir a dor do outro, como sua, porque realmente é, e, sobretudo, tem certeza que sua vida já valeu a pena e tem um maiort sentido, simplesmente por ter dado a vida a um outro ser. A vida do seu filho lehe diz que nada foi em vão.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: deabreu.fabiano@gmail.com – Foto de Joseph Gonzalez no Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
A madrugada desta quinta-feira (10), após os participantes do BBB 25 serem surpreendidos com um…
Você imaginaria uma orca dizendo “oi” ou “tchau”? Pois foi exatamente isso que pesquisadores testemunharam…
Ao pensar em atração, a primeira coisa que imaginamos é na aparência física. No entanto,…
Quando você está a muito tempo em um relacionamento, é comum surgir uma dúvida: existe…
Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo mais uma produção que promete prender o público…
Você já conhece alguém que está sempre atrasado, não importa o compromisso? Seja no trabalho,…