Você tem responsabilidade pelas emoções negativas que você causa nos outros?
Muitas vezes, negligenciamos o poder que temos de influenciar as emoções e o bem-estar dos outros. Mas a verdade é que vivemos em um mundo interconectado, onde nossas ações e palavras têm impacto sobre aqueles que vivem ao nosso redor. Por isso, enquanto você não reconhecer que é responsável pelas sensações e desconfortos que causa nos outros, você não conseguirá se libertar das ilusões que você alimenta a respeito de si mesmo.
As palavras têm o poder de curar ou ferir. Um simples comentário pode alegrar o dia de alguém ou deixá-lo profundamente magoado. O que você diz, mas também o que você não diz, mesmo achando que é algo banal, pode criar um ambiente positivo ou negativo e se apegar ao fato de que “o que o outro entende e como o outro recebe é responsabilidade apenas dele”, na verdade, é uma forma de fugir a responsabilidade.
Porque quando ignoramos o impacto que causamos nos outros, estamos negligenciando nossa responsabilidade como seres humanos.
A empatia, ao meu ver, é uma forma de consideraçãom, é a chave que te torna responsável pelas sensações que o seu comportamento e falas causam nos outros. Não é sobre se colocar no lugar de outra pessoa, é sobre compreender suas emoções e necessidades.
Como todos somos um, no momento em que você não se importa com o “como você fez o outro se sentir”, você está agindo com descuido e de forma egoísta, mesmo que você não consiga perceber isso.
Quando somos empáticos, consideramos como nossas palavras e ações afetam os outros. Isso nos leva a agir com mais cuidado e gentileza.
Antes de agir ou falar pergunte a si mesmo: “Como minhas palavras serão recebidas? Como a minha ação afetará a outra pessoa?” Seja honesto, mas também seja sensível. Evite comentários com críticas pouco construtivas e cobranças demasiadas.
Apenas aquele que reconhecer que causou desconforto ou prejudicou alguém, vai decidir encontrar maneiras de remediar a situação. Um pedido de desculpas sincero ou uma mudança de comportamento tem o poder de curar a si e aos outros. Ao interagir no mundo, pense que você tem o poder de fazer a diferença, tanto para o bem quanto para o mal. Escolha.
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.~
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Atul Pandey na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…