Ser traído pode ser uma experiência profundamente dolorosa e desafiadora, mas é importante lembrar que o que o outro faz não define o seu valor como pessoa.
A infidelidade é uma questão complexa que, muitas vezes, tem mais a ver com as escolhas e ações da pessoa que traiu do que com o valor da pessoa que foi traída.
É natural se sentir magoado (a), confuso (a) e até questionar seu valor próprio depois de uma traição, mas é importante lembrar que as ações de uma outra pessoa não te definem, seja maleável, não se pressione a tal ponto de se quebrar.
Se você foi traída ou traído, busque o apoio de amigos, familiares e faça terapia para recuperar a autoconfiança. Procure entender os seus sentimentos, navegar nessas emoções até encontrar a cura.
Não pense que se uma pessoa te traiu, todas irão.
Existem pessoas maravilhosas no mundo desejando se relacionar com verdade, o problema é que quando a gente não se cura de uma relação ruim, tanto afetiva quanto profissional, a gente acaba entrando em outra, depois em outra, e com o passar do tempo, acabamos desacreditando da honestidade e da lealdade do ser humano.
Não alimente essa descrença porque é ela quem vai te tornar infeliz, é como se você desistisse e se entregasse ao desamor, a desesperança e decidisse abandonar seus sonhos. Alimetar esses sentimentos faz com que você não consiga se sinta segura (o) com ninguém, mesmo que os outros provem a você que querem o seu bem! E viver assim é muito triste.
Não se coloque no mundo como uma pessoa que desconfia de tudo e de todos justificando esse comportamento porque já foi traída. Escolha curar essas feridas e faça melhores escolhas para a sua vida a partir de agora.
Muitas vezes, você escolhe se envolver com alguém que só te oferece migalhas, mas mesmo assim, você insiste e acredita que tudo poderá mudar um dia, outras, você acaba acreditando mais nas palavras do que lendo as atitudes.
Se você realmente deseja superar essa dor da traição, identifique onde você errou, qual lição você tira dessa traição e se responsabilize. Reconheça que houveram indícios e solte as suas expectativas!
Não caia na besteira de pensar que você errou em confiar. Confiar não é um erro. Na verdade, o erro de quem foi traído sempre tem relação com “passar pano” para atitudes duvidosas e pequenas mentiras.
Reflita sobre isso, levante a cabeça e não permaneça no chão, levante e ande!
A dor sempre traz uma força que nem imaginávamos que tinhamos. Se permita sentir profundamente o desconforto que ela causa, mas decida superar e seguir em frente!
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática, Mestre em Tarôt e facilitadora do método AUTOEXPANSÃO. Para agendar uma SESSÃO DE AUTOEXPANSÃO com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA
Foto de Arthur Savary na Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.