Sua tarefa não é curar pessoas tóxicas! Sua tarefa é se curar do que te conecta a elas.
Todo ato de cura começa com uma decisão de mudar. Com a aceitação de que a vida é feita de mudanças, e de que não é possível atingir resultados diferentes, permanecendo igual.
A responsabilidade por essa decisão de mudar é estritamente pessoal. Você jamais conseguirá mudar alguém, se esse alguém, não reconhecer que essa mudança se faz necessária.
Quando você rotula alguém, que você conhece, como tóxico, a verdade é que você se encontra em guerra consigo mesmo, com a sua própria necessidade de julgar e com a forte sensação de que você precisa mudar a sua realidade.
A sua percepção em relação a essa pessoa, que você julga ser tóxica, pode ser a percepção que você não consegue ter de si mesmo. Porque o outro é um espelho, muitas vezes, desfocado, outras vezes, superdimensionado, de nós mesmos.
Não digo que a outra pessoa não tenha seus defeitos e não precise rever suas atitudes, o que digo é que você só tem o poder de mudar a si mesmo.
Enquanto você não entender que, quem precisa mudar é você, seja de postura, de casa, de cidade, de comportamento, seus pensamentos, emoções e sentimentos, você continuará atraindo pessoas “tóxicas” em sua vida. E esse ciclo só será encerrado quando você se curar de tudo o que te liga a elas.
A menos, e até que, eles peçam ajuda a você, seria inapropriado considerá-los como pessoas que necessitam de sua ajuda.
Aprenda uma lição libertadora: Só ofereça ajuda a quem te pedir ajuda! Todas às vezes que você interferir e oferecê-la a quem não deseja ajuda, não importa o quão bem-intencionado você seja, esse ato soará como um ataque a individualidade e a autenticidade do outro. Espero que essa lição esteja clara para você.
Se a pessoa reconhecer a necessidade de mudar por si só e te pedir ajuda, mesmo assim, sugira que procure aconselhamento profissional. POr mais qualificada que você seja, o seu envolvimento emocional poderá interferir na sua fala.
Alguém que é verdadeiramente tóxico terá muitos assuntos complicados para resolver e será melhor apoiado por alguém treinado profissionalmente para lidar com essas questões.
Se existem pessoas em sua vida que você julga serem “tóxicas”, entenda que a primeira pessoa que precisa pedir ajuda e se curar, é você.
Envie um direct para @rhamuche, eu posso te ajudar a se libertar e a se curar de tudo o que te conecta a elas!
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.
*Foto de Morgan Sessions no Unsplash.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…