Todo conflito começa com um julgamento inocente!
Nossas experiências pessoais e nossa memórias de dor são as nossas bases e a partir delas, construímos nossos pontos de vistas e opiniões em relação a vida, aos outros e as situações. Quanto mais alimentamos as dores e recorremos ao passado para fazer as nossas considerações em cima dos acontecimentos do presente, mais trazemos à tona, julgamentos, críticas, cobranças e exigências.
Acabamos nos viciando em fazer julgamentos de todas as espécies e nos especializamos em apontar o dedo para o que julgamos errado. Inconscientemente, assim que nos deparamos com uma situação que nos afeta emocionalmente, recorremos ao cérebro na tentativa de racionalizar e entender, porém, o cérebro tem a tendência de buscar referencias semelhantes nas suas memórias, e essas referências, nem sempre, são agradáveis.
Nesse momento, imediatamente, a mente faz um julgamento de carécter, e te traz uma certeza que, nem sempre é tão certa assim, pois, essa certeza, está recheada de julgamentos vinculados a essas memórias inconscientes que geraram em você muito sofrimento.
Feito isso, o seu cérebro vira uma máquina de julgamentos, e aqueles com quem você se relaciona, sempre serão postos sentados no banco do réu, a espera do seu veredito final.
A verdade por trás das situações pode ser totalmente outra, mas as suas memórias de dor te fazem acreditar que você já conhece essa história, que você já sabe o que vai acontecer e o que a pessoa vai fazer.
Porém, você não percebe que a sua constatação é um mero julgamento, que diz respeito apenas a quem você é, porque estão carregadas das suas experiências pessoais.
O seu julgamento diz mais sobre você e as suas experiências de dor do que sobre o outro.
Os seus julgamentos são faíscas capazes de incendiar as suas relações, mas se você conseguir ter empatia, e trazer a situação para o coração, você vai encontrar aí uma bela oportunidade de rever os conceitos que a sua mente traz, e poderá evitar o conflito.
Se você está vivendo em constante conflito com as pessoas que te rodeiam, experimente parar de julgar e olhar para elas com mais compaixão, esse movimento vai te trazer paz para acabar de vez com essas guerras que parecem não ter fim.
Para Terapia, constelação familiar, chame no direct @rhamuche.
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…