NÃO HÁ CERTEZAS DE QUE VOCÊ VAI CONQUISTAR O QUE VOCÊ QUER, MAS UMA COISA É CERTA, VOCÊ FALHA 100% DAS VEZES QUE VOCÊ NÃO TENTA.

Existem muitas pessoas que paralizam diante do medo de fracassar. Algumas, tentam uma vez, tentam outra, não conseguem e desistem. Outras, nem tentam porque sentem uma insegurança excessiva e duvidam da capacidade que elas tem de realizar o que é preciso para conquistar o que elas querem.

Tem também, aquelas que tem medo do sucesso e das mudanças inevitáveis que ele trará para a vida delas.

Qualquer que seja o seu medo, de fracassar ou de ter sucesso, o fato é que você fracassa 100% das vezes que você decide não tentar.

Experimente, começar a olhar para os seus erros, ou para as suas omissões como um observador, que analisa a si mesmo com amor e autoresponsabilidade. Esse movimento vai te mostrar novos caminhos, e novas formas de agir para que você acesse a coragem de fazer diferente.

Não se culpe ou se condene ao lembrar de todas às vezes que você fracassou. Porque você fracassa sempre que você não se perdoa.

Não encare o fracasso como algo negativo! Falhar em nossos propósitos faz parte da vida, o que você não pode é se apegar ao erro e paralizar diante do medo.

Os maiores aprendizados que recebemos da vida vem, justamente, dos nossos erros.

Para superar o medo de falhar, você precisa começar a focar no que você tem a contribuir e em tudo o que você podoerá ganhar com as ações positivas que você decidir empregar em sua vida, ao invés de focar no que pode dar errado ou o que você poderá perder. No pior cenário, você, pelo menos, vai ganhar mais experiência.

Foque sua atenção em como tudo poderá ser melhor se você decidir agir com coragem. E solte a precopação de como tudo vai acontecer, apenas siga na direção do que você realmente quer.

O medo de críticas e julgamentos afeta a grande maioria das pessoas. Não sinta que você é a única pessoa a se sentir assim. Quando você se vitimiza, você fracassa.

A pergunta que você precisa fazer é: “Por que eu tenho tanto medo de críticas e julgamentos?”.

Quando você não valida a si mesmo e espera validação de fora, você fracassa porque paralisa diante do medo.

Inconscientemente, você cria limites para não alcançar o sucesso porque não acredita que merece, ou até mesmo, porque não sente que é possível, ou pior, porque se apegou a dor e não quer abandonar a zona de conforto.

Você tem medo das críticas porque quando as crecebemos, sentimos que estamos sendo desaprovados e rejeitados.

A aprovação e a aceitação social são dois dos valores mais importantes para qualquer ser humano. Quem não quer ser aceito, amado e aprovado?

Será que você está deixando de realizar o que você realmente gostaria por medo do que os outros vãopensar?

Napoleon Hill (autor do clássico A lei do triunfo) disse que, qualquer pessoa que quer alcançar o sucesso, tem que trabalhar o medo da crítica, caso contrário, na primeira crítica que receber, desistirá.

Pessoas que se destacam, estão mais sujeitas ao julgamento, já que aparecem mais. Suas falhas ficam muito mais visíveis. E mesmo que não se condenem a si mesmas, outras pessoas vão discordar dela.

Para vencer o medo, você precisa perseguir o que você realmente quer com disciplina, determinação e entusiasmo. Essa é a fórmula do sucesso e é também o caminho para ressignificar a sensação de ter fracassado.

Você fracassa quando você desiste de tentar. Escolha agir!

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.

Foto de Ahtziri Lagarde na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.