Uma vez me perguntaram qual foi o meu maior ato de coragem, e eu respondi: “Pedir ajuda!”.

Demorei anos para aprender que a corgem nasce da humildade. Eu achava que para ser corajoso eu precisava me impor, forçar as situações, ser agressivo e taxativo, mas infelizmente, enquanto insisti nessa certeza, eu só colhi sofrimento.

Minha vida cmeçou a mudar para melhor, quando eu entendi como a coregem funciona, quando eu percebi que medo e coragem não são contrários, eles coexistem.

A coragem só consegue florescer quando o medo abre espaço para ela. E nós só conseguimos vencer o medo, quando nos colocamos humildes diante das situações que nos afligem.

Aprendi que a humildade é uma virtude que nasce quando a arrogância morre.

Ela surge com força e energia quando aprendemos a pedir ajuda.

Eu entendi que, “arrogância”, é aquela dificuldade que muitos tem de pedir um favor. Mas não é aquele “por favor” enfático que soa mais como um comando ou uma ordem, é aquele pedido de ajuda profundo e genuíno.

Na verdade, é aquele “por favor” que não precisa nem ser dito, a pessoa te pede só com o olhar e, você reconhece logo de cara que ela está disposta a aceitar aquilo que você tem para dar.

Esse pedir genuíno e verdadeiro é transformador. Quando alguém pede humildemente aquilo que necessita, em vez de pedir só o que quer, esse pedido é muito poderoso.

Então, em uma situação qualquer, onde você está patinando, meio perdido e sente que paralizou, é bem provável que você não esteja conseguindo pedir ajuda.

Um passo importante que você poderia dar é ir até uma pessoa sabidamente capaz e, humildemente, pedir ajuda. Porém, a arrogância faz você exigir que o outro faça exatamente o que você quer, enquanto a humildade, aceita a ajuda que a pessoa pode te dar.

Muitas vezes, aquele que pede ajuda, quer impor ao ajudante, condições, para ser ajudado, o que é obviamente um absurdo.

Se você precisa de ajuda, você tem que desistir de querer que as coisas sejam ou aconteçam da forma como ele quer.

Ter essa humildade de saber pedir e aceitar a ajuda que te oferecem é o maior ato de coragem que você pode ter.

Depois que eu aprendi isso, nunca mais o medo me impediu de fazer o que eu precisava para transformar aquilo que eu não gostava em minha vida. Experimente!

Se você sente que precisa de ajuda, me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Nicola Fioravanti na Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.