Destaque

Usar a fragilidade de alguém como Ferramenta de Controle é pura maldade!

Usar a fragilidade de alguém como Ferramenta de Controle é pura maldade!

Em nossas relações interpessoais, encontramos pessoas que, de forma sutil ou explícita, utilizam a nossa fragilidade como uma estratégia para exercer controle sobre nós.

Às vezes me pergunto se esse comportamento é resultado de esperteza ou de pura maldade. Por isso, resolvi trazer uma reflexão sobre isso. Quais serão os motivos por trás desse comportamento?

Pessoas que se mostram vulneráveis, seja emocionalmente ou fisicamente nem sempre conseguem despertar a compaixão e a preocupação dos outros, pelo contrário, para uma pessoa maldosa, conhecer as suas partes mais frágeis poderá ser uma boa ferramenta para te manipular e controlar.

Desenvolver a habilidade de identificar quando alguém está explorando a sua fragilidade é crucial para não cair em armadilhas emocionais.

Esperteza ou Maldade?

A linha entre esperteza e maldade é bem frágil porque aquele que usa a sua fragilidade para te controlar também pode ser considerado esperto por sua astúcia, mesmo que essa “astúcia”, seja maquiavélica.

No entanto, essa mesma pessoa também pode ser vista como maldosa, pois está manipulando os sentimentos alheios para obter vantagens pessoais.

O contexto e a intenção por trás desse comportamento precisam ser avaliados. Será que essa é uma estratégia inteligente ou uma atitude prejudicial?

A necessidade de controle e poder pode levar uma pessoa “maldosa” a explorar a sua fragilidade e a usar como uma arma para conseguir o que ela quiser de você.

Traumas passados, inseguranças e carências emocionais também podem impulsionar esse comportamento, mas a esperteza é o combustível, é aquela pimenta que leva a pessoa a usar esse artífico como ferramenta de controle pode obter benefícios temporários, porém, a longo prazo, esse comportamento vai prejudicar as suas relações e a sua própria credibilidade.

Você deve ficar alerta para não ser vítima da manipulação desses seres espertos e maldosos. Saber discernir e estabelecer limites saudáveis em suas relações vai evitar que você caia nas armadilhas daqueles que são mestres na manipulação emocional.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Houcine Ncib na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Robson Hamuche

Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.

Recent Posts

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

1 semana ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

2 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

1 mês ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

1 mês ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

1 mês ago

Responsabilidade afetiva e o chamado “ghosting” das redes sociais.

 Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…

2 meses ago