Destaque

Usar ou não usar maquiagem, não define quem você é!

Usar ou não usar maquiagem, não define quem você é! A maquiagem não faz a mulher.

Por Camille Baer

Por que então quando uma menina/mulher parece estar usando muita maquiagem, ela é imediatamente julgada como alguém insegura ou que não respeita a si mesma ou ao seu corpo?

As pessoas costumam comentar sobre quanta ou pouca maquiagem as mulheres usam. É um “tema quente” constante com adolescentes que chegam à escola usando muita maquiagem, ou com pessoas famosas sendo flagradas andando na rua com o rosto limpo.

Se você decide usar ou não usar, você vai receber muitas críticas por uma escolha de vida que não deveria refletir a personalidade de alguém – mas reflete.

Não consigo contar quantas vezes cheguei à escola sem usar maquiagem nos olhos e amigos perguntaram se eu estava bem ou se estava cansada. (Surpreendentemente, a maioria dos comentários veio de rapazes).

Se uma garota não está usando maquiagem, provavelmente algo está errado, eles pensam.

A maquiagem não deveria definir quem somos, mas há um grande salto de atitude entre quem usa zero maquiagem e quem usa muita maquiagem.

Minha resposta ao usar muita maquiagem é esta: quem se importa? Por que minha escolha de usar maquiagem hoje afeta você como pessoa?

A resposta é que não, não afeta, e peço desculpas por parecer muito dura ou direta ao dizer isso. Mas pense nisso. A resposta honesta é que gosto de me maquiar e não a uso para ninguém além de mim.

Por que a minha escolha de me maquear afeta você?

Outro dia li um artigo do site refinaria29, sobre o tema “bullying de maquiagem”. Maria Del Russo escreveu:

“Aplicar meus cosméticos me deixa mais feliz do que qualquer sessão de ioga ou corrida de três quilômetros jamais poderia. Isso não me torna chata, insípida, materialista, boba ou menos feminista.”E ela está totalmente certa.

Conheço muitas mulheres que concordam que o ato de se maquiar não é para que possam buscar a aprovação ou a atenção de outras pessoas. É relaxante – uma rotina ou ritual diário.

Também acredito que muitos concordariam que se maquiar não é uma tarefa fácil – é uma forma de arte. Isto está relacionado com a ideia de contornar o rosto para acentuar ou exagerar certas características.

Alguns críticos acreditam que isso é enganoso e falso, mas eu argumento que é apenas um sombreamento criativo para destacar as maçãs do rosto e as sobrancelhas de uma pessoa, ou criar um efeito de afinamento no nariz, ou para definir os lábios.

Jasmin Luby Barrow, uma blogueira, discute a ideia de homens terem problemas de confiança com mulheres que se maquiam o tempo todo.

“Não estou tentando escapar de quem realmente sou, e minha decisão de passar meia hora fazendo contornos não me torna superficial ou falsa.”

Ela também menciona que as mulheres não devem se envergonhar por quererem se sentir bonitas, e se isso envolve maquiagem ou não, é simplesmente o efeito colateral de um problema maior.

As estrelas estão sob constante escrutínio devido à disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, de todas as formas de mídia que dominam nossa sociedade hoje. Pessoas, como Kylie Jenner, lidam diariamente com uma série de comentários negativos sobre sua aparência.

Se alguém é lembrado consistentemente de cada falha ou imperfeição de seu corpo, depois de um certo ponto, concordando você ou não, isso o machucaria.

Em vez de julgar os outros e menosprezar as pessoas pela escolha de usar maquiagem, aprecie a maquiagem como uma forma de autoexpressão que celebra e realça a beleza de uma mulher. E ponto final.

*DA REDAÇÃO RH.

Via New Trier News.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

1 semana ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

2 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

4 semanas ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

4 semanas ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

1 mês ago

Responsabilidade afetiva e o chamado “ghosting” das redes sociais.

 Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…

2 meses ago