Às vezes, sem parar para analisar previamente o nosso valor e o que realmente merecemos, nos entregamos sem pensar que somos merecedores do amor verdadeiro, de alguém que realmente nos ame de verdade.
Você merece alguém que o ame de verdade, mas às vezes estabelece vínculos que não o beneficiam.
Às vezes nos apaixonamos por outra pessoa sem antes parar para nos conhecermos, para valorizar e aprender a amar a nós mesmos. A questão é que quando falta esse amor-próprio, as relações que estabelecemos com os outros não são totalmente verdadeiras.
Por essa razão, o autoconhecimento é fundamental. Ele nos ajuda a sentir bem-estar, é o apoio de relacionamentos saudáveis porque nos permite decidir sobre o que nos faz bem, nos interessa e enriquece. Além disso, detecta em que situações ou com quem devemos ter mais cuidado.
Assim, uma regra fundamental para ser feliz com os outros é ser feliz com você mesmo. Portanto, algo que você não pode esquecer é que, mesmo que mereça alguém que realmente o ame, deve primeiro experimentar esse amor por si mesmo.
Por outro lado, para se aventurar no caminho do amor e apreciá-lo plenamente e de forma recíproca, comece a sua jornada descobrindo quem você é realmente, para aprender a se amar e se respeitar.
Então, reflita sobre o que você realmente deseja em um relacionamento, sem esquecer algo muito importante. É preciso estar disposto a dar o mesmo amor e respeito que deseja receber do outro.
“Aceitamos o amor que acreditamos que merecemos”.
– Stephen Chbosky –
Você merece alguém que o ame de verdade
“Você merece alguém que olhe nos seus olhos quando fala.
Você merece alguém que não se canse de beijá-lo.
Você merece alguém que o contemple enquanto você dorme.
Você merece alguém para abraçá-lo quando estiver triste.
Você merece alguém que faça você rir, e não chorar.
Você merece cada gesto, cada olhar, cada sorriso de carinho.
Você merece todo o amor que é capaz de dar.
Você só tem a ganhar com cada gesto, cada olhar, cada sorriso afetuoso que deu.
Você só tem a ganhar pela sua paciência, pela coragem de se iludir e pela sua força, apesar de se desiludir.
Você só tem a ganhar por ser quem é, simplesmente por ser você”. – Jokebec Vergara –
No poema anterior, intitulado “Você merece alguém que o ame de verdade”, se desenham algumas pinceladas do que, idealmente, as pessoas merecem em um relacionamento de casal.
No entanto, não devemos esquecer que cada pessoa é diferente. Dessa forma, cada um precisa ser tratado de maneira particular e diferente para alcançar a felicidade.
É, portanto, muito importante aprender a amar a outra pessoa exatamente como ela precisa ser amada e, ao mesmo tempo, ensiná-la a amá-lo como você precisa. Para isso, a aceitação é uma boa aliada.
Claro, independentemente de uns e outros, algo que praticamente todo mundo precisa e quer é sentir que o outro nos dá carinho, nos respeita e nos ama.
Um amor tangível, desses que são demonstrados pelos atos e não se perdem entre palavras vazias.
Dessa forma, as ações e os pequenos detalhes serão bons nutrientes para o crescimento do relacionamento.
“O amor é como o vento, não podemos vê-lo, mas podemos senti-lo”.
– Nicholas Sparks –
A pessoa certa: alguém que o ame de verdade
Agora, como saber quem é a pessoa certa? Não é fácil responder a essa pergunta. A vida é cheia de altos e baixos, decepções, momentos de alegria, mas também de sofrimento. De fato, ao longo de nossas vidas, encontramos muitas pessoas… mas qual é aquela que nos corresponde?
Em geral, a pessoa certa, que está capacitada e disposta a lhe oferecer o amor que você merece e deseja, poderá encontrá-lo quando você estiver pronto para dar e receber esse amor. No entanto, é verdade que há casos em que uma pessoa ensina a outra a se descobrir e se amar.
O importante, além do amor, é estar disposto a caminhar na mesma direção: a construção do relacionamento, o cuidado do jardim que nasce a partir do amor. Um caminho que não é feito com os pés, mas com o coração, juntamente com o esforço e cuidados diários.
A pessoa certa o desafiará todos os dias para que você seja uma pessoa melhor, para enfrentar os seus medos e assumir os riscos. Ela o aceitará como você é, tanto as suas luzes quanto as suas sombras. Ela o apoiará, cuidará de você e, o melhor de tudo, crescerá com você, embora no seu próprio ritmo.
Quando ambos estão dispostos a encontrar o amor, mas ao mesmo tempo estão preparados para serem felizes por si mesmos e podem ter uma vida plena sem a necessidade de um parceiro, então o desejo de compartilhar a sua existência com outra pessoa poderá se tornar realidade mais facilmente.
Conclusão
Aquele amor que você merece, aquele amor que é gentil e faz você crescer e evoluir como pessoa, poderá provocar um efeito positivo nos outros. De alguma forma, você poderá ser um exemplo para ajudá-los a acreditar no amor verdadeiro. E isso é algo maravilhoso.
Portanto, descubra a si mesmo, ame-se e faça o mesmo com o outro. Porque não há nada mais belo do que cultivar laços respeitosos e cheios de afeição que nos impulsionam a sermos melhores, porque o apoio que os sustenta é o amor.
“Se você quer um amor, um amor verdadeiro, aprenda primeiro a amar a si mesmo”.
– Anônimo –
** Com informações de A Mente é Maravilhosa
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…