O choro faz com que se liberem dois tipos de hormônios que funcionam como anestésicos naturais e têm a capacidade de aliviar a dor. As lágrimas também nos ajudam a eliminar as toxinas que vão se acumulando no organismo por causa do estresse.
Por muitos anos pensava-se que as lágrimas eram o principal sinal de debilidade de uma pessoa, pois o fato de chorar demostrava uma personalidade imatura; inclusive, pensava-se que as pessoas choravam porque não sabiam assumir suas faltas e pretendiam inspirar um pouco de compaixão.
Quando estamos tristes – e o expressamos com lágrimas -, automaticamente o corpo libera substâncias que fazem o papel de um calmante natural, o qual ajuda com que a dor não seja tão forte como parece. Desta maneira, as lágrimas fazem com que se liberem duas classes de hormônios, chamados de opiáceos e oxitocina, os quais tem a capacidade de fazer com que a dor não seja tão forte. Neste caso funcionam como anestesias naturais, que nos fornece tranquilidade e, de certo modo, um pouco de relaxamento.
Em poucas palavras, chorar é como fazer um bom exercício que nos ajuda a manter o bom funcionamento do organismo, uma vez que é muito necessário fazê-lo quando sentimos angustia, quando estamos deprimidos ou preocupados por algum tipo de situação. É muito natural que as lágrimas apareçam e que depois de chorar por um bom tempo sinta-se um pouco de tranquilidade.
As lágrimas também podem expressar alegria e emoção, mas são mais comuns nos maus momentos, já que são um símbolo de angustia e de profunda dor, entretanto, além disso, quais os outros benefícios traz a nossa saúde?
As lágrimas têm a capacidade de evitar a desidratação das membranas mucosas dos olhos, pois lubrifica e as mantêm perfeitamente umidificadas, as qual é muito úteis para manter a vista em perfeitas condições. Além do que os especialistas asseguram que se as pessoas não tivessem a capacidade de chorar, a visão seria afetada com mais facilidade.
As lágrimas têm a capacidade de matar certas bactérias em questão de minutos, já que contem um poderoso fluido chamado lisozima. Desta maneira, nos protegem de alguns germes que provocam , por exemplo, os resfriados, entre outras doenças.
As lágrimas que se derramam quanto temos alguma emoção forte, uma dor que nos afeta de tal maneira que provoca um choro forte e difícil de acalmar, são uma excelente terapia que nos serve para eliminar todo o tipo de toxinas que se acumulam no organismo por causa do estresse, entre outros motivos.
Este líquido que derramam dos olhos é muito semelhante ao que o corpo segrega quando suamos, sendo assim as duas formas muito válidas para eliminar os altos níveis de estresse.
Quando choramos, eliminam-se grandes quantidades de manganês, o que ajuda a acalma o mau-gênio, uma vez que os altos níveis de manganês dentro do organismo fazem com que os estados de profunda fadiga, irritabilidade, depressão, ansiedade e outros distúrbios que podem afetar gravemente a saúde emocional de qualquer pessoa, estabilizem-se.
Depois de conhecer os benefícios que traz o choro para a saúde emocional, é importante destacar que não temos que conter as lágrimas, já que se geram um mau a todo o organismo, uma vez que não se liberam essas angústias e emoções negativas, o que, a longo prazo, causará algo muito pior.
Lembre-se que não temos que sentir temor, nem vergonha de expressar os sentimentos quando se tem vontade de chorar. Temos que deixar escapar essas lágrimas, já que com elas se vão alguns dos nossos problemas (inclusive alguns da saúde).
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…